UMA TAL DE NI047

453 palavras 2 páginas
Responder às questões em grupo:
– Por que será que os problemas relacionados à NI047 nunca foram apresentados ao Conselho?
1. Porque as perdas apresentadas estavam dentro dos critérios estabelecidos de perdas operacionais no transporte, o que não despertava rumores de possíveis fraudes.
2. Pelo fato da equipe de auditoria ser muito enxuta em relação ao porte da empresa o escopo de trabalho era focado nos pontos mais relevantes como operações financeiras, monitoramento de estoque, certificação de empréstimos e financiamentos, certificação de procedimentos sindicais, procedimentos societários, e operações voltadas as partes relacionadas;
3. Desconhecimento técnico do gestor sobre a NI047 e falta de melhoria dos procedimentos sobre transportes, já que, o problema de perdas sempre eram apontados, mas não eram considerados relevantes e a auditoria não estabeleceu nenhuma obrigação as partes responsáveis para melhoria dos procedimentos e controles operacionais;
– Silva deveria ou não apresentá-los? Como fazê-lo?
1. Sim, Silva deveria apresentar. Inicialmente informar sobre a divulgação na mídia sobre os problemas ocorridos com transportadores de combustível. A estratégia de apresentação deverá ser através das evidências apuradas nas análises realizadas no trabalho. Esclarecendo aos gestores que os valores em sua individualidade podem não ser relevantes, mas na proporção do Grupo em sua totalidade os valores se tornam expressivos e apontam possíveis irregularidades nos procedimentos operacionais das empresas terceirizadas de transporte que realizam a distribuição dos combustíveis. Concluindo com os potenciais riscos envolvidos no processo: risco de imagem, risco de fraude interna e externa e perda financeira.
– Identifique fatores que podem influenciar a falta de percepção de auditores internos na adoção de seus procedimentos técnicos?
1. Equipe enxuta;
2. Volume alto de trabalho;
3. Dificuldade de trabalhos “in loco” para apuração de testes operacionais;
4.

Relacionados