UMA POSS VEL RESTAURA O DE UM C RREGO QUEBRADO

Páginas: 5 (1150 palavras) Publicado: 18 de julho de 2015
UMA POSSÍVEL RESTAURAÇÃO PARA UM CÓRREGO QUEBRADO

ANTUNES, Carolina Morais, Urbanização Brasileira I, 11411ARQ009.

Título: UMA POSSÍVEL RESTAURAÇÃO PARA UM CÓRREGO QUEBRADO
Palavras chave: renaturalização, planejamento urbano, infraestrutura e espaço público.
Este trabalho aborda as características físicas e os problemas estruturais da Avenida Governador Rondon Pacheco, considerada uma dasmais importantes da cidade de Uberlândia, surgida na segunda metade do século XX devido ao tamponamento do córrego São Pedro, levando em consideração uma possível restauração deste. Para isto, foi feito uma contextualização histórica da cidade e do canal, assim como uma análise das suas características físicas e da apresentação de um estudo de caso.

Title: A POSSIBLE RESTORATION FOR A BROKEN STREAMKeywords: renaturation, urban planning, infrastructure and public space.
This work addresses the physical characteristics and the structural problems of Governador Rondon Pacheco Avenue, considered one of the most important avenue of Uberlândia, which appeared in the second half of the twentieth century due to buffering the stream St. Peter, taking into account a possible restoration of this. Forthis, it was made a historical context of the city and the canal, as well as an analysis of their physical characteristics and the presentation of a case study.

Título: UNA RESTAURACIÓN POSIBLE PARA UNA CORRIENTE QUEBRADA
Palabras clave: renaturalización, planificación urbana, infraestructura y espacio público.
Este trabajo se ocupa de las características físicas y los problemas estructurales dela avenida Governador Rondon Pacheco, considerada una de las calles más importantes de Uberlândia, que apareció en la segunda mitad del siglo XX debido a amortiguar la corriente San Pedro, teniendo en cuenta una posible restauración de este. Para esto, se realizó un contexto histórico de la ciudad y el canal, así como un análisis de sus características físicas y la presentación de un estudio decaso.

1. INTRODUÇÃO
A cidade de Uberlândia, mesorregião do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, MG, surgiu e se desenvolveu inicialmente de forma análoga às cidades do interior, com seu desenho inicial influenciado pela Igreja Católica. Como era comum, a cidade se expandia até alcançar os primeiros limites físicos. No caso em questão, por volta de 1895, esses marcos eram a Estação FerroviáriaMogiana, o Córrego Cajubá e o Córrego São Pedro. Posteriormente, entre 1920 e 1940 novos bairros surgiram e, consequentemente tornou-se necessário a ultrapassagem desses obstáculos.
O córrego São Pedro, afluente do Rio Uberabinha, atual Avenida Governador Rondon Pacheco, e objeto de análise, se configurava como uma das barreiras limitantes da cidade, impedindo várias conexões entre diferentes partes daárea urbana. Com isso, após a elaboração de um projeto para o tamponamento do córrego, em 1980 a avenida é pavimentada e renomeada. Em 1992, devido à uma enchente significativa ocorrida em 1986, a avenida sofre uma ampliação de suas galerias em toda a sua extensão (Figura 1). Contudo, pôde-se perceber que a avenida continuou sofrendo com problemas de drenagem pluvial.














Em 2012, umprojeto que previa melhoria na drenagem pluvial, pavimentação, modificações no sistema viário para 5 pistas, dentre outros, chamado de Nova Rondon, foi executado. Contudo, a avenida continua sofrendo com sucessivas inundações, mesmo pouco após ter suas modificações executadas (Figura 2).












2. DESENVOLVIMENTO
Por meio de estudo detalhados, pôde-se perceber que a própria bacia hidrográficaapresenta tendência de inundação, por encontrar-se em um fundo de vale, acentuada pela excessiva impermeabilização do solo, devido ao intenso uso e ocupação da região da bacia. Também, fatores como o estado de limpeza das vias, de suas galerias, dos principais polos de precipitação e dos córregos influenciam no escoamento superficial das águas das chuvas e na sua infiltração no solo.
Esses...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Poss Vel Santificar Se A Si Mesmo
  • Cooperativismo Um Horizonte Poss Vel
  • TCC Reserva Do Poss Vel
  • Como seria poss vel afirmar que esses investimento
  • Poss Vel Decair Da Gra A
  • Poss Vel Conceituar O Direito
  • Poss Vel Definir Filosofia
  • DESAFIO POLUI O DO C RREGO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!