DENIS TOZZI LUREANO GRUPO

1765 palavras 8 páginas
PATOS – PB
2012

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 4
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 5
2.1 MEIO FÍSICO 5
2.2 GEOLOGIA E GEOMORFOLOGIA 6
2.3 HIDROGRAFIA 7
3 CONCLUSÃO 9
REFERÊNCIAS 10

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por finalidade abordar as disciplinas ministradas no 6º semestre de 2014 do Curso de Geografia da Unopar, Polo Votorantim-SP.
A bacia do Rio Paraná, que abastece o reservatório da Itaipu Binacional, abrange seis Estados brasileiros e o Distrito Federal. Sua área até a confluência com o Rio Iguaçu, de 820.000 km² inclui a região mais industrializada e urbanizada do Brasil. Concentra um terço da população brasileira em centros urbanos como São Paulo, a maior cidade da América Latina. É a bacia hidrográfica com a maior capacidade instalada de energia elétrica do país e também a de maior demanda.
Existem 57 grandes reservatórios na bacia. As usinas com maior capacidade instalada são Itaipu, Furnas e Porto Primavera. Seus principais afluentes são os rios Grande, Paranaíba, Tietê, Paranapanema e Iguaçu. O crescimento de grandes centros urbanos, como São Paulo, Curitiba e Campinas, gera uma grande pressão sobre os recursos hídricos.
Há um grande consumo de água para abastecimento, e também para indústria e irrigação. Já a poluição orgânica e inorgânica (efluentes industriais e agrotóxicos) e a eliminação da mata ciliar contribuem para a degradação da qualidade da água de grandes extensões dos principais afluentes do trecho superior do Rio Paraná. Originalmente, a Região Hidrográfica do Paraná apresentava os biomas de Mata Atlântica e Cerrado e cinco tipos de cobertura vegetal: Cerrado, Mata Atlântica, Mata de Araucária, Floresta Estacional Decídua e Floresta Estacional Semidecídua. O uso do solo na região passou por grandes transformações ao longo dos ciclos econômicos do País, o que ocasionou um grande desmatamento.
Com relação aos indicadores de saneamento básico, os percentuais da população atendida com

Relacionados