UMA NOVA CONCEPÇÃO DE CONSUMIDOR E O ECODESIGN

3726 palavras 15 páginas
UMA NOVA CONCEPÇÃO DE CONSUMIDOR E O ECODESIGN

RESUMO: Este artigo busca fazer uma breve análise sobre a atual sociedade de consumo, na qual encontra-se um universo de consumidores ecológicos. A partir desta prerrogativa, também se destacará a importância do Marketing Verde, ferramenta muito utilizada pelas empresas que buscam atender as necessidades desse novo perfil de consumidores. Além disso, o artigo trará uma breve exposição do papel do ecodesign neste cenário que tem sido construído ao longo dos anos. Dessa forma, será possível ter uma panorama geral da nova concepção de consumidor e o uso do ecodesign.

PALAVRAS-CHAVES: 1.consumidor ecológico; 2.marketing verde; 3.ecodesign

1. INTRODUÇÃO
O planeta vem sofrendo uma série de problemas ambientais, conseqüência de anos de produção acelerada e de consumo exacerbado. As sociedades atuais estão baseadas em um crescimento contínuo do consumo, e isso tem gerado inúmeros impactos ambientais, que estão ligados à relação do desenvolvimento insustentável e dos produtos. Este modelo de desenvolvimento resultou na atual crise ecológica.
Neste cenário de crise diversos consumidores se posicionaram contra o consumo exagerado e a favor de um consumo mais ecológico. Visando atender a necessidade destes tipos de consumidores diversas ferramentas foram criadas pelas empresas, a fim de implementar o Marketing Verde. Uma destas ferramentas é o ecodesing, que apresenta um importante papel até mesmo na matéria-prima na etapa de produção.

2. A SOCIEDADE DE CONSUMO E O CONSUMIDOR ECOLÓGICO
Sendo determinado que o grande problema é o consumo exacerbado, a questão ambiental começa a ser redefinida. Segundo Portillo (2005, p.26), “essa redefinição se deu através de um segundo deslocamento, dessa vez, de uma preocupação com ‘os problemas ambientais relacionados à produção’ para uma preocupação com os ‘problemas relacionados ao consumo’”. Se a população conscientizada diminui seu ritmo de consumo, o ritmo de produção

Relacionados