UMA IGREJA DE PROGRAMAS VS. UMA IGREJA MISSIONAL

2019 palavras 9 páginas
UMA IGREJA DE PROGRAMAS VS. UMA IGREJA MISSIONAL

O que é uma igreja de programas? Creio ser uma igreja que sua vida está centrada num conjunto de atividades promovidas para suprir a necessidade de seus membros ou sua proposta evangelística. Estes programas seriam a Escola Sabatina, o Culto Divino no sábado pela manhã, os cultos durante a semana, os programas musicais, as semanas de oração especiais, os projetos desenvolvidos pelos ministérios de crianças e dos jovens entre outros, o próprio evangelismo de colheita, a entrega de livros, a visitação e pesquisa por interessados, os estudos bíblicos, as reuniões de oração, as comissões de igreja, e assim vai!... A lista é interminável!

Nenhum programa é, em si mesmo, ruim. Mas sempre há sérios problemas se, e quando, seu propósito é apenas manter a igreja em funcionamento. De certo modo, os programas realizados acabam sendo considerados “sagrados”, mesmo que produzam pouco resultado. O que torna isto mais preocupante é que muitas vezes, estes programas não estão interligados uns aos outros. Não possuem uma visão clara e unificada do que se pretende realizar através deles. Sendo que muitas vezes competem entre si pelo tempo, espaço, energia, e dinheiro da igreja e até mesmo do próprio membro.

A menor parte da igreja (menos de 10%, segundo pesquisas) está realmente envolvido nestes programas. Por outro lado, a maioria da igreja se contenta em apenas assistir. A minoria normalmente fica sobrecarregada, e a maioria apenas esquenta os bancos.

Minha pergunta é: É isto que chamamos de cristianismo? É isto que chamamos de igreja? As atividades que realizamos como igreja demonstra que, por vezes, nossa missão consiste apenas em programas, e não em uma filosofia de vida!

Apesar da grande maioria dos programas da igreja possuir uma razão bíblica, normalmente seus resultado acabam desenvolvendo na mente dos membros a impressão de que estão fazendo a obra de Deus, quando muitas vezes não estão. Pensam eles,

Relacionados

  • MANUAL DO PLANTADOR DE IGREJAS formata o 2012
    138569 palavras | 555 páginas
  • missiologia
    75423 palavras | 302 páginas
  • 2010 RodrigoFaustinoniBonciani
    141717 palavras | 567 páginas