Um olhar reflexivo sobre o poder da palavra não-verbal: o efeito da cor preta nas histórias infantis”

Páginas: 2 (418 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
Resenha Acadêmica

O artigo “Um olhar reflexivo sobre o poder da palavra não-verbal: o efeito da cor preta nas histórias infantis” foi escrito por Giovanna S.Z Araújo, publicado no Anais do 6ºEncontro Celsul- Círculo de Estudos Linguísticos do Sul e contém cinco páginas.
É um artigo que chama a atenção sobre um fato que, muita das vezes, não é notada por a maioria da população sobre aforma que a cor preta é utilizada nos livros infantis.
A autora usa como objeto de análise o livro infantil “A cor”, de Ângela Leite de Souza (1982), um livro que utiliza as cores no emprego deexpressões, como: “vermelho de vergonha”, “vida cor-de-rosa”, tudo “azul”, dar um “branco”, “roxo de raiva” e “a situação está preta”.
Através da análise desse livro, é demonstrado como a literatura passapara as crianças que a cor preta é associada a roupas de bruxas, escuridão assombrada e expressões negativas. É uma cor que é vinculada à morte, à tristeza, a elementos ruins.
Nas histórias infantis,os personagens malignos têm cabelos, olhos, roupas pretas e, consequentemente, comportamento mau, entretanto, as princesas e fadas têm pele alva, cabelos loiros, roupas de cores claras e alegres,representando o bem, a honestidade.
Para as crianças que estão em um processo de construção de caráter e que ouvem e veem histórias cercadas desses elementos poderá formar pensamentos ligados apreconceitos étnicos.
É necessário que os professores se preparem para utilizar a literatura infantil passando valores e educando de maneira que haja seleção de obras para cada faixa etária, e que a criançapossa aprender a desenvolver o senso crítico e escolha suas leituras e não se deixe influenciar negativamente por elas.
Esse é um problema em que não só o professor, mas também os pais devem ficaratentos para poderem utilizar de livros para a educação das crianças sem que o uso das cores cause uma aversão étnica.
Um ocorrido que me marcou bastante foi o “Teste da Boneca” realizado por um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Apartheid: Um olhar sobre a história
  • Texto reflexivo sobre educação infantil
  • O olhar do professor reflexivo sobre o fracasso escolar
  • Análise de texto não verbal – percurso do olhar
  • O “OLHAR” DO UNIVERSO INFANTIL SOBRE AS VIOLÊNCIAS
  • Um olhar de história sobre sherlock holmes
  • Trabalho sobre historias infantis
  • Um olhar administrativo sobre como fazer história “

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!