Um CASE de sucesso nos EUA AEROPORTO “DENVER INTERNATIONAL”

890 palavras 4 páginas
Um CASE de sucesso nos EUA
AEROPORTO “DENVER INTERNATIONAL” Resumo Acadêmico de Artigo

A decisão de substituir o Aeroporto Stapleton pelo Aeroporto Internacional de Denver (DIA – Denver International Airport) foi tomada com a melhor das intenções pela administração local. A construção da DIR habilitou o aeroporto a acomodar vôos internacionais e ajudou Denver, Colorado, a atingir seus objetivos de desenvolvimento econômico. O DIR precisava de uma pista que pudesse acomodar jatos maiores e foi capaz de construir uma das maiores pistas de pouso dos EUA — a pista 16R/34L.
Para o começo desse projeto o DIR convidou a equipe de projeto da construtora DMJM Aviation para projetar e construir a pista. O escopo do projeto incluía serviços de coordenação de design, seguros e segurança, sistemas de drenagem e nivelamento, pavimentação, iluminação e construção de uma estação de controle eletrônica. Essa equipe assumiu a entrega dessa pista concluída em menos de três anos, com o orçamento do projeto original em 166 milhões dólares (EUA).
E como em todos os projetos realizados, sempre existem os desafios e com a pista de Denver não foi diferente, a equipe do projeto teve que considerar diversos fatores na concepção e construção da DIR. Um desses fatores era os novos jatos jumbo, Airbus A380, eles são maiores e exigem mais área de pista e pistas mais longas, devido a esses fatores, o DIR teria de abandonar os modelos padrão de construção de pista para garantir que a pista pudesse suportar o tamanho e o peso desses gigantes voadores.
O projeto também não poderia interferir no funcionamento diário do aeroporto, os testes eram feitos pelos engenheiros com os materiais usados na construção para garantir que eles serviriam como deveriam. É necessário que tudo saia como o planejado, pois um erro ou calculo errado poderia alterar custos e uma pressão adicional ao projeto. Um dos maiores desafios mais complicados para o projeto, foram os ataques terroristas de 09/11, após isso a DIA

Relacionados