Ultravioletas

Páginas: 17 (4065 palavras) Publicado: 16 de novembro de 2012
O que são Raios Ultravioleta?
Por uma fina linha de estudos, testes, experimentos, teorias e hipóteses, o homem se aprofundou no universo dos raios e, a partir disso, descobriu aqueles capazes de alterar o DNA e provocar o aparecimento de agentes cancerígenos.

Após vários experimentos que levaram cientistas a luz visível, descobriu-se que a radiação tinha diferentes formas eletromagnéticas,além dos conhecidos (raio X, micro-ondas, ondas de rádio etc.). Ao conjunto dos comprimentos de ondas eletromagnéticas dá-se o nome de “espectro eletromagnético”.
Foi em 1801 que o físico e químico Johann Wilhelm Ritter identificou que os raios invisíveis eram eficazes quando um espectro de luz solar era mergulhado em cloreto de prata. Na extremidade violeta do espectro, a luz se tornava escura.Ele chamou esses raios de desoxidantes, para diferenciá-los dos raios infravermelhos que se encontravam na outra ponta do espectro visível.

Esse tipo de radiação só difere da luz visível pelo valor do comprimento de onda, que é mais curta. Mas a velocidade é a mesma. Ela é produzida pelo Sol e, ao considerarmos os efeitos dela sobre o meio, podem ser divididos em três: UVC, UVB, UVA.

Aradiação solar possui ondas eletromagnéticas, com diversos comprimentos. Descobertas feitas pelo físico escocês, James Clerk Maxwell, o levou a realizar o primeiro experimento sobre elas e a formular equações. Foi ele o responsável, no século XIX, por agrupar todo o conhecimento que já se tinha sobre as ondas e a criar o espectro, cujo comprimento de onda vai do vermelho ao violeta.

Abaixo dovermelho, temos as ondas chamadas “raios infravermelhos” e acima do violeta, os “raios ultravioleta”. Esses últimos, não são visíveis ao olho humano.

Somente em 1893, que Victor Schumman descobriu uma radiação abaixo de 200nm e a denominou de ultravioleta a vácuo, por ser absorvida pelo ar atmosférico.

O que são os raios ultravioleta?

É possível entender melhor o que são raios ultravioleta,observando o espectro eletromagnético. Os Raios ultravioleta correspondem a 5% da luz solar terrestre e representam uma parte do espectro. Nele, existe a variabilidade de comprimentos de ondas 10-24m, raios gama, até 107m. Isso corresponde a 10.000 km (ondas de rádio) e dentro desse espectro, encontra-se a radiação solar. À medida que o comprimento de onda diminui, maior é a energia, e capacidade depenetração de uma onda.

O espectro de radiação solar vai dos raios cósmicos (ultraraios X ou raios de Milikan) até as radiações do infravermelho.



Obs.: Radiação ionizante é aquela capaz de carregar,por si só, átomos e moléculas. Já a não ionizante não possui energia suficiente para deslocar elétrons, mas pode mover moléculas e ligações químicas.

Veja, abaixo, como é medido oespectro de radiação solar:

• Radiação ultravioleta: 200-400 nm;
• Luz visível (violeta, azul, verde, amarelo, vermelho, alaranjado): 400-760 nm;
• Infravermelho: 760-17.000 nm;

Os raios ultravioletas são divididos em:


• UV-C 200-290nm – antes deles penetrarem na superfície terrestre, são considerados os mais perigosos. Contudo, são filtrados pela camada de ozônio e são impedidos deentrar em contato com a superfície terrestre.
• UV-B 290-320nm – penetra nas camadas superficiais da pele, apresentando intensas reações. Causa queimaduras solares, insolação grave e predisposição ao câncer de pele.
• UV-A 320-400nm – penetra as camadas profundas da pele. Durante todo ano, sentimos os seus efeitos. Ele é o responsável pelo bronzeamento, pelas manchas, envelhecimento precoce,foto alergia, rugas, flacidez e o câncer de pele.







A Proteção do Ozônio




A camada de ozônio é composta pelo gás ozônio. Ela é uma frágil camada que envolve a Terra, protegendo-a das radiações solares, que são nocivas para os seres vivos. Somos atingidos por esses raios naturais em pequenas quantidades. Atualmente, os cientistas têm verificado uma redução dessa camada,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • luz ultravioleta
  • raios ultravioletas
  • A radiação ultravioleta
  • Infravermelho e ultravioleta
  • Raios Ultravioleta
  • ULTRAVIOLETA E INFRAVERMELHO
  • Raios ultravioleta
  • Radia o ultravioleta

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!