Raios ultravioleta

Páginas: 15 (3725 palavras) Publicado: 11 de agosto de 2013
Sumário



Raios Ultravioletas
Os raios ultravioletas, do latim ultra, que significa "mais alta" ou "além do", e violeta, que designa a cor visível do comprimento de onda, é um tipo de radiação emitida pelo Sol.
Apesar de ser um benefício para os seres humanos, são nocivos, pois provocam na pele doenças como: queimaduras, câncer, envelhecimento, rugas etc.
Mas por que será que existealgo tão perigoso e benéfico para os seres vivos?
De acordo com a Física, as radiações podem ser divididas em naturais e artificiais.
As radiações naturais são aquelas encontradas em certos corpos, capazes de emitir energia na forma de ondas ou partículas. Um grande exemplo é o Sol. Ele irradia luz e calor para o nosso sistema.
Há, também, as radiações artificiais, aquelas produzidas pelo homem,como: as ondas de rádio e de micro-ondas.
Esses raios possuem um enorme poder de penetração, interagindo, assim, com a matéria. Acreditava-se que o raio gama era o que tinha radiação mais penetrante, pois hoje isso mudou. O raio cósmico facilmente penetra em 10 cm de chumbo.
À medida que esses raios chegam ao planeta, eles vão perdendo força, pois colidem com outras partículas de energia aoentrar na atmosfera. Porém, os raios UV que penetram na Terra, em uma de suas bandas, são capazes de agredir a pele humana, os olhos, e os genes, trazendo doenças.
A História dos Raios
Os raios cósmicos são partículas de energia presentes na atmosfera. De acordo com sua definição, eles não são raios, mas partículas dotadas de átomos. Somos atingidos por eles frequentemente, até mesmo, quando o céuestá nublado. Porém, eles são inofensivos, apesar de serem perigosos para os astronautas no espaço.
Muitos desses raios chegam à Terra com menos intensidade. Alguns batem na atmosfera, gerando cascatas que podem ser detectadas no solo, no subsolo ou na atmosfera. Era isso que os físicos queriam entender. A partir dos primeiros estudos iniciados até hoje, e, ainda por hipóteses, queremos entenderde onde pode vir essa força dos raios, capaz de trazer benefícios e prejuízos para o homem.
Apesar de muitos dos fenômenos naturais serem desconhecidos, cientistas buscam a origem, como são produzidos e o mistério existente nesse tipo de energia, considerada uma das maiores e invisíveis a olho nu. Telescópios que podem enxergar a partícula inicial desses raios e grupos de estudos em Universidades,como o grupo de estudos de raios cósmicos da Universidade Federal do ABC (UFABC), são criados para descobrir de onde vem tanta energia. Além das pesquisas nacionais, existe o projeto AGASA, em Tóquio (1990-2002), o Haverah Park (1968-1987), o Super-Kamiokande, no Japão (iniciado em 1991), o Observatório Pierre Auger, na Argentina.
Um raio cósmico de maior energia detectado até hoje tem umapotência superior ao maior acelerador de partículas do mundo. A busca por informações sobre o espaço é constante, e isso mudaria o rumo que os estudos da Física tem tomado no Brasil. Desde 1947, com a descoberta da sub-partícula méson pi, César Lattes, um físico brasileiro, analisando raios cósmicos, deu origem à novas instituições científicas, como o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) e oConselho Nacional de Pesquisa (CNPq).
Richradson, em 1906, sugeriu que os efeitos de descarga eletroscópica poderiam estar relacionados ao Sol e verificou-se que os efeitos eram sentidos de dia e a noite, descartando, assim, a hipótese de raios provenientes da crosta.
Em 1909, Kurz reuniu os estudos feitos e hipoteticamente citou três origens: atmosfera, crosta terrestre ou regiões além daatmosfera. Vários experimentos foram feitos e em diferentes países começou a corrida a favor da descoberta dos raios cósmicos:
O suíço Gockel lançou um eletroscópio em um balão que alcançou 4500m de altitude e viu que o equipamento se descarregava rapidamente, mas em altitudes maiores, não se descarregava totalmente e ainda apresentava um ligeiro aumento da carga residual, descartando hipótese dos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Raios Ultravioleta
  • Beneficios e malefícios dos raios ultravioleta
  • O que são os raios ultravioleta e o que causam para a saúde
  • Ultravioletas
  • luz ultravioleta
  • A radiação ultravioleta
  • Raio
  • Raios

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!