ultraromantismo

Páginas: 2 (300 palavras) Publicado: 7 de maio de 2014
Ultrarromantismo
O Ultrarromantismo foi um movimento literário português que aconteceu na segunda metade do século XIX. Se caracterizou por escritos jovens que viviam em uma "geração perdida",que levara ao exagero, as normas e ideais preconizadas pelo Romantismo, nomeadamente a exaltação da subjectividade, do individualismo, do idealismo amoroso, da Natureza e do mundo medieval. Osultra-românticos geram torrentes literárias de qualidade muito discutível, sendo algumas dela considerada como "romance de faca e alguidar", dada a sucessão de crimes sangrentos que invariavelmentedescreviam e que os realistas vão caricaturar de forma feroz.
Nas décadas de50 e 60 do século XIX, durante o Romantismo, jovens poetas universitários de São Paulo e Rio de Janeiro reuniram-seem um grupo, dando origem à poesia romântica brasileira conhecida como Ultra-Romantismo. Essa geração foi influenciada pelo escritor inglês Lord Byron – sendo assim também conhecida como “geraçãobyroniana”, cujo estilo de vida era imitado.
O Ultra-Romantismo se caracteriza pelo pessimismo, sentimento de inadequação à realidade, ócio, desgosto de viver, essa geração sentia-se “perdida”,não tinha nenhum projeto no qual se apegar. O apego a bebida, ao vício, atração pela noite e pela morte caracterizava o “mal-do-século”, característicaspresentes nas obras do principalrepresentante: Álvares de Azevedo, acrescentando temas macabros e satânicos. A tendência contou ainda com Cassimiro de Abreu, Fagundes Varela e Junqueira Freire.
Os Ultra-Românticos não se apegavam aostemas e posturas do Romantismo (nacionalismo e indianismo) pelo contrário, os desprezavam, mas o subjetivismo, o egocentrismo e o sentimentalismo foram bastante acentuados.
Característicasgerais do Ultra-romantismo:

* liberdade criativa do humano superior (o conteúdo é mais importante que a forma; são comuns deslizes gramaticais);
* versificação livre;
* dúvida, dualismo,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ultraromantismo
  • ultraromantismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!