ultason na cavidade uterina

430 palavras 2 páginas
INSTITUTO ESPERANÇA DE ENSINO SUPERIOR IESPES
CURSO DE TECNOLOGIA EM RAGIOLOGIA

1. Identificação:

1.1 Acadêmico/Estagiário: Deise Simone Xavier da Silva

1.2 ANO/SEMESTRE: 2013/V

1.3 Professor/Supervisor: Luciano Sales

3. REFERENCIAL TEÓRICO

O Manual de Proteção Radiológica Aplicada ao Radiodiagnóstico rege que:

“[...] Todas as normas de proteção radiológica, apesar de indicarem valores de limitação de dose, estabelecem como principio fundamental o chamado Alara – acrônimo para As Low As Reasonble Achievable, em português Tão Baixo Quanto Possivelmente Exeqüivel.
Os princípios básicos da proteção radiológica estabelecem as condições necessárias para que as atividades operacionais que utilizam radiações ionizantes sejam adotadas em beneficio da sociedade, considerando-se a proteção dos trabalhadores, do público, do paciente e do meio ambiente.
Esses princípios são justificativas, otimização e limitação de doses e fazem parte dos documentos internacionais que estabelecem os conceitos atuais de proteção radiológica. [...]” (DIMENSTEIN, Renato, 2001, p. 35)

Tem-se que, a radioproteção está voltada para a necessidade da minimização dos efeitos biológicos que possam vir a afetar clientes, IOEs e o público em geral que indiretamente possam estar expostos.

Segundo DIMENSTEIN,( 2001, p. 44): “ O uso de protetores plumbíferos é essencial para proteção de orgãos reprodutores de clientes em idade reprodutiva, porém só deverá ser utilizado caso não esteja em linha que possa interferir na imagem da estrrutura desejada. Ainda informa ser um produto de baixo custo porém de máxima importância.

Segundo Bontrager, (2010, p 65): “ O campo de colimação tem por finalidade minimizar a exposição desnecesssária de tecidos e órgãos, por isso o equipamento deve estar rigorosamente calibrado.

4 . METODOLOGIA

4.1 Locais dos campos de estágios?

Hospital e Maternidade São Camilo

4.2

Relacionados