Ulbra

Páginas: 3 (694 palavras) Publicado: 11 de setembro de 2014
História
A mais antiga manifestação de lubrificação que se tem notícia foi encontrada no Egito no túmulo de um faraó entre 2600 e 1700 a.C., é mostrado um tipo de trenó transportando um monumentode pedra e um homem que despejava um liquido para lubrificar os deslizadores do trenó. A matéria graxa foi realmente no eixo de uma carruagem enterrada no túmulo de Yuaa e Thuiu datando cerca de 1400a.C.

Origem
Os óleos lubrificantes são derivados do petróleo sendo obtidos através da destilação fracionada, este procedimento consiste na separação dos produtos de maior volatilidade,não-lubrificantes e frações residuais.
Após o refino do petróleo são obtidos os chamados óleos básicos, que ainda não servem como base para os lubrificantes, para que estes destilados sirvam para a preparaçãode óleos lubrificantes são necessários alguns tratamentos sendo estes:
-Refinação por solvente: através da adição de solventes retira-se o asfalto e compostos similares;
-Desparafinização: Estetratamento consiste na retirada de ceras e alguns parafínicos;
-Hidrogenação: Procura-se estabilizar o básico quimicamente eliminando os compostos de enxofre.

Definição
A lubrificação pode serdefinida como o fenômeno da redução de atrito entre duas superfícies em movimento relativo, por meio da introdução de uma substância entre as mesmas.
A principal função da lubrificação é possibilitarque o movimento se faça com o mínimo de aquecimento, ruído e desgaste.
Todos os lubrificantes atualmente recebem uma carga de aditivação para melhorar algumas de suas características e outros paracorrigir deficiências.

Características
A qualidade de um lubrificante está ligado a sua composição química, resultante do petróleo bruto, do refino dos aditivos e do balanceamento da formulação.Principais características dos lubrificantes:
- Viscosidade: É a característica fundamental dos lubrificantes. Podemos definir como viscosidade a propriedade que determina o valor da resistência do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ulbra
  • ulbra
  • Ulbra
  • ulbra
  • ULBRA
  • ulbra
  • ulbra
  • psicologia ulbra

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!