uhashSUaaaaas

540 palavras 3 páginas
Fatores do Expansionismo Mercantil Europeu

1.Econômicos
No plano econômico, a Expansão Marítima deve ser entendida como saída para a superação das crises que atingiram a Europa no século XIV e início do XV. Isso se daria através da retomada do lucrativo comércio oriental, como citado anteriormente no texto acima, no qual se destacavam artigos de luxo e as famosas especiarias, que não passam de qualquer produto exportado. Para que essa retomada fosse possível, era necessária a conquista de novas frentes de comércio e novas rotas marítimas para as "Índias", expressão genérica para denominar o Oriente. Essas novas frentes comerciais foram estabelecidas com os centros mercantis do norte da África e no litoral atlântico-africano.

A necessidade de novas rotas marítimas para o Oriente, por sua vez, devia-se ao controle dos comerciantes árabes sobre os mercados do Oriente Médio, Índia, China, Japão e outras praças asiáticas e ao monopólio das cidades italianas na circulação da rota do Mediterrâneo. Finalmente havia a necessidade de metais preciosos usados na cunhagem de moedas, na época escassa na Europa e essenciais para reativação do rico comércio oriental.

2. Políticos
Entre os fatores políticos, encontramos a centralização do poder real nas mãos dos reis, que assinalou a formação das monarquias nacionais européias, pois somente um Estado politicamente centralizado poderia, do ponto de vista econômico e administrativo, planejar e executar a empresa expansionista. Outro fator político foi a aliança entre os monarcas europeus e a burguesia mercantil; esta, embora fosse uma classe enriquecida, era ainda extremamente dependente da ação do Estado, o único capaz de mobilizar recursos materiais e humanos em escala nacional e, ao mesmo tempo, de adotar medidas protecionistas à sua atividade econômica.

3. Sociais
No plano social, a ascensão da burguesia e o processo de crescimento urbano, que se refletia diretamente no aumento do consumo dos produtos orientais,

Relacionados