ug tyrcv6byiu

377 palavras 2 páginas
Relatório da palestra de Edvaldo Pereira Lima

Nome: Camila Macedo
Matrícula: 74552

Entre os dias 17 e 19 de dezembro de 2013 foi realizado o I Ciclo de Palestras do Curso de Jornalismo da UFV. Durante a realização da programação do evento, grandes nomes do jornalismo brasileiro apresentaram aos participantes palestras sobre as mais diferentes temáticas, além de oferecer oficina de Stop Motion e oficina de Produção de Design de Sites. No último dia do evento, o educador, pesquisador, escritor e jornalista Edvaldo Pereira Lima, apresentou sua palestra sobre o Jornalismo Literário. Edvaldo é professor aposentado da Universidade de São Paulo (Escola de Comunicações e Artes) e Co-fundador e Vice-Presidente da Academia Brasileira de Jornalismo Literário. Para ele “O jornalismo literário oferece ao leitor uma experiência simbólica da realidade"
Durante a palestra, Edvaldo explicou que o jornalismo literário não pode ficar no lead e deve fazer com que o leitor entre na viagem do seu texto, o jornalista deve contar a vida real utilizando técnicas da ficção. Este assunto abordado pelo jornalista foi muito importante para podermos entender ainda melhor as questões que estão sendo abordadas na disciplina, como a produção do Perfil. Quando ele diz que "A curiosidade humana de descobrir o mundo do outro é o motor para encher nosso texto de vida", evidencia ainda mais sobre a nossa experiência de produzir um Perfil.
Edvaldo, ao decorrer da palestra, explicou o que é o jornalismo literário, suas funções e importância, e nos contou o surgimento do jornalismo literário no Brasil, que segundo ele o jornalismo literário brasileiro surgiu com a Guerra de Canudos.
Ele abordou também um assunto que foi muito discutido nos últimos meses, que é a questão da legislação sobre biografias. Edvaldo valoriza o estabelecimento de um pacto entre biografado e jornalista para que este tenha o poder moral sobre a biografia e ele acredita ainda que quando o seu trabalho seu pode

Relacionados