UFMA Cena 2 Caso De Ana Med 4 Per Odo

1793 palavras 8 páginas
UFMA_ Gestão em Saúde_4º período.
Cena 2 – Ana é apenas mais uma brasileira com câncer de mama
Ana chega a casa no final da manhã de segunda-feira e se dá conta que havia esquecido os seus afazeres domésticos – o almoço dos filhos, a hora do colégio etc. Esquece, por algum tempo, de sua situação e realiza as tarefas.
Assim que seus filhos saem, Ana resolve procurar uma vizinha, uma amiga de infância. Ana precisava contar para alguém o que se passava e precisava também se informar onde haveria médicos ginecologistas no município. A amiga de Ana trabalha na prefeitura e informa que, no hospital municipal, além do pronto-socorro há também alguns ambulatórios com especialidades, dentre eles a ginecologia. Ana se despede de sua amiga e vai imediatamente para o hospital municipal.
Eram 15h quando Ana chega ao hospital. Na recepção, Ana busca informações sobre a marcação de consultas.
– Boa tarde. Preciso de uma informação. Estou com a solicitação do meu médico para um atendimento com o ginecologista. Onde posso agendar a consulta? – pergunta Ana.
A atendente responde secamente:
– O horário para agendamento de consultas é até às 14h, mas já te adianto que há uma fila de espera de mais de dois meses para o ginecologista. Ana insiste:
– Mas estou com muita dor e preciso fazer essa consulta com urgência.
A atendente não se sensibiliza:
– Todas dizem a mesma coisa. Se for de fato uma urgência vá ao pronto-socorro. Agora, se quiser marcar uma consulta, volte amanhã até às 14h – a atendente encerra a conversa.
Ana não entende por que tanta má vontade; não entende também por que a definição de um horário tão rígido e restrito para marcar as consultas; não entende por que tem uma fila de dois meses para o ginecologista. E se questiona: será que há muita mulher precisando de consulta de ginecologista ou será que há pouco médico no município? Não é possível que ninguém nunca tenha reparado que isso é um problema! Ana fica irritada com toda a situação, mas também se sente

Relacionados

  • Religiosidade céltika e germânika
    72974 palavras | 292 páginas