Ufcd 6034 Máquinas de Corrente Alternada

416 palavras 2 páginas
TÉCNICO DE INSTALAÇÕES ELÉCTRICAS

UFCD 14 6034

MÁQUINAS DE CORRENTE ALTERNADA

FORMADOR- Eng.º HENRIQUE PEREIRA

P R A

UFCD 14 6034

MÁQUINAS DE CORRENTE ALTERNADA

MÁQUINAS DE CORRENTE ALTERNADA

Neste módulo constatei que um motor de indução se baseia o seu funcionamento na criação de um campo magnético rotativo.
Com aplicação de uma tensão alternada aplicada ao estator, consegue-se produzir um campo magnético (campo girante) que atravessa os condutores do rotor.
Este campo magnético girante criado pelo rotor, ao alinhar-se com o campo magnético do estator, faz girar o motor.
O motor assíncrono é quando a velocidade do motor está ligeiramente inferior a velocidade de rotação do campo girante do estator.
Nas máquinas rotativas existe uma parte fixa o estator e uma parte móvel o rotor, no motor trifásico o estator tem um enrolamento que está (y/∆), em estrela no arranque e triângulo no seu funcionamento, o rotor é bobinado para altas potências ou gaiola com colector de escovas.
Transforma energia eléctrica em energia mecânica mais as perdas, a Iᵧ no arranque é muito maior In, ou seja, o binário tem que ser maior que o binário resistente, e só conseguimos variar a corrente no rotor com motores bobinados.
Quanto maior for a resistência maior é variação da velocidade no rotor, e só é possível alterando a frequência, colocando um variador de frequência na alimentação, os motores vêem sempre com uma chapa de características.
No motor monofásico há um enrolamento principal e é preciso criar um enrolamento artificial, a diferença de fases é obtida na resistência, na indução ou no condensador.
E colocado em série com o enrolamento de arranque, o mais vulgar é utilizar um condensador.
Quando o motor alcança a velocidade de operação, um interruptor centrífugo desliga o circuito do enrolamento de arranque.
O gerador de corrente alternada transforma

Relacionados

  • refrencial electronica
    42988 palavras | 172 páginas