UDPCAST

1725 palavras 7 páginas
Treinamento
InfoLab
2011
UDPCAST
softwarelivre.uff.br

Este é um tutorial extraído da apostila do Treinamento InfoLab 2010, com a adição de imagens para facilitar o aprendizado. Sua intenção é ajudar os monitores da Universidade Federal
Fluminense na atualização dos computadores dos laboratórios que eles gerenciam. Apesar disso, pode ser utilizado livremente para outros propósitos gerais, pois inclui diversos casos.
Ele foi elaborado por Abel Pinto e revisado por Thiago Sampaio, bolsistas do Projeto
InfoLAB (http://softwarelivre.uff.br). Ele ainda é um rascunho e melhorias serão efetuadas ao longo do tempo. Qualquer sugestão/reclamação será bem vinda e pode ser enviada para abel@nti.uff.br ou thiago.sampaio@nti.uff.br.

1) Introdução - Clonagem pela Rede
Imagine a seguinte situação:

“Hmmm, 30 máquinas, uma cópia... UDPCast?”

Estamos em um laboratório com 30 máquinas, todas com as mesmas configurações de hardware (o que não importa muito no Linux) e queremos fazer uma instalação homogênea em todas as máquinas (todas com os mesmos sistemas operacionais que uma determinada já tem). O que, a princípio, deveríamos fazer, é instalar um sistema operacional em uma das máquinas e configurá-la ao nosso modo. Em seguida, deveríamos copiar todo o conteúdo do disco dessa máquina para as outras. Mas... Como?
Há algumas soluções constrangedoras: Pegar, HD por HD das 29 máquinas restantes e usar alguma ferramentas que clone todo o conteúdo de um HD (o que configuramos) para outro. É uma opção válida, mas é um tanto quanto demorada.
Ou poderíamos fazer a instalação do nosso sistema máquina à máquina (com 30 CD's seria rápido) e depois configurá-la uma à uma (com 30 pessoas, todas com o mesmo nível de conhecimento, isso seria, pelo menos fisicamente, inviável.).
Não é difícil perceber que todas essas opções são exaustivas e demandariam muito tempo e esforço. É exatamente por isso que, se utilizando de alguns protocolos de redes, o UDPCAST foi

Relacionados

  • Configurando UDPCast
    400 palavras | 2 páginas
  • Clonando HD Com Udpcast
    791 palavras | 4 páginas
  • Computação Gráfica
    3289 palavras | 14 páginas
  • Apostila Sistemas Operacionais Desktop 1
    32447 palavras | 130 páginas