Técnica derood, bobath e kabat

1614 palavras 7 páginas
NATÁLIA RIBEIRO DE ALMADA

MÉTODOS FISIOTERAPÊUTICOS E HEMIPLEGIA

BOA VISTA – RORAIMA
2013

NATÁLIA RIBEIRO DE ALMADA

MÉTODOS FISIOTERAPÊUTICOS E HEMIPLEGIA Pesquisa apresentada ao componente curricular História da Fisioterapia como pré-requisito para obtenção de nota no curso de Fisioterapia das Faculdades Cathedral, sob orientação da Profª Fisioterapeuta Yonara Teles

BOA VISTA-RORAIMA
2013
INTRODUÇÃO
Segundo o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional ( COFFITO), a fisioterapia é “ uma ciência da Saúde que estuda, previne e trata os distúrbios cinéticos funcionais intercorrentes em órgãos e sistemas do corpo humano, gerados por alterações genéticas, por traumas e por doenças adquiridas(...) habilita a construção do diagnóstico dos distúrbios cinéticos funcionais (Diagnóstico Cinesiológico Funcional)...”
Na fisioterapia encontra-se muitos recursos para auxiliar o organismo humano. É a área onde o profissional de saúde, atua nas mais diferentes áreas com procedimentos, técnicas, metodologias e abordagens específicas que têm o objetivo de avaliar, tratar, minimizar problemas, prevenir e curar as mais variadas disfunções, melhorando assim o bem estar do ser- humano.
Dentre tantas técnicas fisioterapêuticas, podemos destacar os métodos de Rood, Bobath e Kabat, que auxiliam pacientes com dificuldades neuromotoras e etc.

Rood:
O método de Rood é uma técnica termo-tatil, descoberta por Margaret Rood, aplicada através de estímulos sensoriais provocados nos pacientes. Recebe esses estímulos e assim transmite para o sistema nervoso central. O método consiste na utilização de estímulos cutâneos para aumentar a sensibilidade dos receptores de estiramento, seguida de estimulação termo-tátil (utiliza estímulos em zonas especificas, através de recursos termo-tateis, estimulando receptoras da pele, que tem a mesma origem embrionária dos folhetos do sistema nervoso) através de estiramento

Relacionados