TÉCNICA DE ISOLAMENO E IDENTIFICAÇÃO DE MICROORGANISMOS

1133 palavras 5 páginas
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANA
ESCOLA POLITÉCNICA – CAMPUS TOLEDO
CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL

LEONARDO HENRIQUE DEMINSKI

TÉCNICA DE ISOLAMENO E IDENTIFICAÇÃO DE MICROORGANISMOS

TOLEDO
2013

LEONARDO HENRIQUE DEMINSKI

TÉCNICA DE ISOLAMENO E IDENTIFICAÇÃO DE MICROORGANISMOS

Relatório de aula prática apresentado à disciplina de Ecologia e Meio Ambiente, do curso de Engenharia Ambiental da Pontifícia Universidade Católica do Paraná.
Professor(a): LUCIANA ALVES FOGAÇA

TOLEDO
2013

INTRODUÇÃO:
A técnica de Gram, também conhecida como coloração de Gram, é um método de coloração de bactérias desenvolvido pelo médico dinamarquês Hans Christian Joachim Gram (1853-1938), em 1884, o qual permite diferenciar bactérias com diferentes estruturas de parede celular a partir das colorações que estas adquirem após tratamento com agentes químicos específicos. O método consiste em tratar sucessivamente um esfregaço bacteriano, fixado pelo calor, com os reagentes cristal violeta, lugol, etanol-acetona e fucsina básica. As bactéricas que adquirem a coloração azul violeta(roxo) são chamadas de Gram-positivas e aquelas que adquirem a coloração vermelho(rosa) são chamadas de Gram-negativas.
Segundo Murray,Staphylococcus, segundo a nomenclatura latina internacional, ou em português Estafilococos são um género de bactérias Gram-positivas, com forma de cocos que podem causar doenças no ser humano, sendo um dos mais comuns patogénios do homem. O estafilococos têm forma esférica (são cocos), cerca de 1 micrômetro de diâmetro e são facilmente encontradas no nosso corpo como nas mãos ou no solo,no calçado,etc...Os estafilococos existem na pele de todas as pessoas, embora frequentemente existam também Staphylococcus aureus sem causar doença. Por vezes também existem no intestino e tracto urinário.São destruidos por desinfectantes, sabão e altas

Relacionados