tyhghjghgh

670 palavras 3 páginas
Extração de DNA

Escola Secundária D. Manuel I
11ºA
Jéssica Santos, Nº17
Margarida Canilhas, Nº19
Sofia Militão, Nº
Índice

Introdução
Os nossos objetivos ao realizarmos esta experiência laboratorial foram tentar compreender o significado biológico, a composição, estrutura e a localização celular do DNA. Outros objetivos foram também para tentarmos relacionar as principais etapas da sua extração com a sua estrutura e a das células eucarióticas e por fim compreender o facto de o DNA está presente em todas as células dos seres vivos.
O DNA é uma macromolécula constituída por duas cadeias de nucleótidos enroladas em hélice que se localiza no núcleo das células eucarióticas.
Para a extração do DNA as dificuldades que devem ser enfrentadas são

Protocolo Experimental
Os materiais utilizados nesta experiência laboratorial:

Procedimento Experimental
1) Triturar com a “varinha mágica” uma cebola de dimensões médias numa solução de sacarose, de modo a obter um líquido de consistência granular.
2) Transferir 100ml do homogeneizado para um gobelé. Adicionar 50 ml do meio de extracção e agitar lentamente com uma vareta de vidro durante 3 minutos.
3) Filtrar a mistura através de quatro camadas de gaze e transferir 4 ml do filtrado para o tubo de ensaio. Colocar o tubo de ensaio no gelo.
4) Repetir os passos d1 a 3 para os outros materiais biológicos (fígado e leveduras). Para estes materiais é conveniente, no passo 1, homogeneizar o mais completamente possível os tecidos para obter um líquido espesso e de aspeto homogéneo.
5) Juntar cuidadosamente, a cada tubo de ensaio 4 ml de etanol a 95% a frio (colocado previamente há, pelo menos, 30 minutos no frio): inclinando um pouco o tubo de ensaio, encostar a ponta da pipeta graduada à face interior da parede do tubo de ensaio e deixar o etanol escorrer lentamente. O etanol

Relacionados