Tutorial

Páginas: 6 (1352 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
TUTORIAL: INSTALANDO UM KEYLOGGER
Antonio Vilhena - 03/04/2006
Primeiro uma observação: apesar de pessoalmente eu não ser a favor da utilização de palavras em inglês, principalmente quando há alguma em português que exprima o mesmo conteúdo, infelizmente nesta situação o idioma favoreceu o inglês e vou utilizar a palavra "keylogger".
Este tutorial é sobre este tipo de programa: Key Logger, ouseja, histórico de teclas utilizadas...
Mas para que serve isto?
Em várias situações pode ser interessante a utilização de um keylogger. Por exemplo:
* como proteção para você saber se alguém entrou no seu micro, e o que foi feito... Se você deixa seu micro aberto, ou é compartilhado com mais pessoas, e desconfia que alguém anda usando ele de forma incorreta, esta é uma maneira interessantede pegar o que foi feito no micro enquanto você estava fora.
* em empresas que estão percebendo que os seus funcionários estão desperdiçando muito tempo na internet ou no computador para assuntos pessoais, ou jogos, ou lazer, ao invés de trabalhar. Com um keylogger você poderá depois conferir TUDO que o funcionário digitou no computador (sim, a lei permite isto). Lá no fórum por exemplo, hávárias pessoas que reportaram que na empresa tem colegas que passam o tempo todo no MSN ou ICQ ou salas-de-bate-papo (sim isto é comum).
* em casa, para acompanhar o que seus filhos andam fazendo/digitando no computador
* e por aí vai...
É importante ressaltar que este tipo de programa não é para ser utilizado de forma "maldosa" ou "maliciosa" ou "ilegal" ou "imoral" ou coisa parecida. Sevocê irá utilizá-lo por exemplo para controlar os funcionários da empresa, informe a eles antes. Desta forma eles evitarão fazer mal uso do sistema (que é o que no final das contas é importante para você), ao invés de você ficar "espionando o tempo todo".
Bom, espero que vocês analisem melhor qual a melhor opção de uso para este tipo de programa. Você pode por exemplo dar um pulo lá no Fórum doBoaDica, para conversar a respeito e obter opiniões qual a melhor solução para seu caso específico.
Bom, decidido que irá instalar, vamos primeiro decidir qual programa iremos utilizar!
Apesar de eu montar este tutorial com um programa específico (eu optarei por um gratuito que atenda a algumas das necessidades que irei colocar a seguir), é importante você decidir o que deseja de um programa dekeylogger, e as principais características que ele deve ter são:
* Ser invisível
Uma das razões de você colocar um keylogger, é querer descobrir algo que esteja sendo feito no micro sem a sua presença, portanto, se for algum programa que seja facilmente descoberto, ele poderá ser parado, a pessoa fazer o que quiser no micro, e depois reiniciá-lo novamente. Ou seja, o programa perdeu seupropósito! Desta forma, o ideal é que o programa quando instalado, ao ser chamado ele seja indetectável pelo usuário, de forma que só você saiba que ele está sendo executado.
* Seja bloqueado por senha
Caso um usuário mais técnico que esteja usando o micro descubra que existe um keylogger rodando, ele deve ser protegido de forma a que mesmo sendo descoberto ele não possa ser desativado
* Grave asinformações necessárias e pertinentes
É importante saber que tipo de informações o keylogger irá gravar para você. Se ele irá gravar TUDO realmente ou só o que for digitado em "alguns" aplicativos.
* Forneça alguma interface para recuperação das informações gravadas
Esta função na realidade é importante no caso de haver muitas informações, ou muitos micros a controlar, ou o espaço de tempopara análise do histórico de dados seja muito grande. Sem uma interface que facilite a recuperação do que foi digitado, ou a compreensão do que foi feito, você pode acabar tendo um bocado de informação inútil sem uso prático.
* Facilidades extras
Alguns programas chegam a tirar "fotografias do desktop" de tempos em tempos... para alguns casos isto pode ser interessante
* Avisos para...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • TUTORIAL DE
  • Tutorial
  • Tutorial
  • Tutoriais
  • Tutorial
  • Tutorial
  • Tutorial
  • tutorial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!