Turbomaquinas nsph

808 palavras 4 páginas
UNESP-ILHA SOLTEIRA
Departamento de Engenharia Mecânica – Bloco M4
LABORATÓRIO DE
TURBOMÁQUINAS HIDRÁULICAS

NPSH REQUERIDO
Turma: As quartas de 11h30min a 12h00min.
Discentes: Lucas Rangel de Oliveira RA: 200911351 Samuel Bernucci da Silveira RA: 200911051 Ulisses Adonis Silva Costa RA: 200822201

* OBJETIVO
Obter para uma dada vazão Q, os respectivos NPSHreq,3. Comparar os resultados obtidos para o NPSH requerido com o respectivo previsto no catálogo do fabricante.

* BREVE INTRODUÇÃO
Para quantificar o fenômeno da cavitação, criou-se o termo NPSH ( Net Positive Suction Head ). A equação 11.3 pode ser escrita separando as grandezas que dependem das condições locais da instalação da bomba daquelas inerentes a própria máquina. Dessa forma, tem-se: (1)

O primeiro termo da equação 1 recebe o nome de NPSH disponível e o segundo termo de NPSH requerido. O NPSHdisp. representa a soma de todas as grandezas que facilitam (sinal positivo) e que dificultam (sinal negativo) a sucção da bomba, representando, desse modo, a carga residual disponível na instalação para a sucção do fluido.
O NPSHreq. representa a carga exigida pela bomba para poder succionar o fluido, nas condições apresentadas.
Devido ao pequeno valor da diferença de energias cinéticas, costuma-se adotar o valor do NPSHreq como sendo igual a hB ( perda na bomba ), chamando-o nesse caso de altura diferencial de pressão. Desse modo, podemos escrever a equação da seguinte forma: (2)

O NPSHreq. pode ser calculado por fórmulas práticas, como por exemplo pelo método de Pfleiderer: (3) onde: n - é a rotação do motor (em rpm );
Q - a vazão ( m3/s)
K - o coeficiente adimensional e igual a:
2,6 - para bombas radiais;
2,9 - para bombas helicoidais;
2,4 - para bombas axiais.

- coeficiente de redução da sucção de entrada do rotor, dado por:

(4)

onde
Dm1 - é o diâmetro de entrada correspondente ao filete médio;
De - é o diâmetro da boca de

Relacionados

  • Bombas
    1888 palavras | 8 páginas