Tulipas

Páginas: 3 (670 palavras) Publicado: 1 de novembro de 2013
Tulipas



A túlipa L. é um género de plantas angiospermas (plantas com flores) da família das liláceas.
Com cerca de cem espécies, as túlipas têm folhas que podem ser oblongas, ovais oulanceoladas (em forma de lança). Do centro da folhagem surge uma haste ereta, com flor solitária formada por seis pétalas. Cores e formas são bem variadas. Existem muitas variedades cultivadas e milharesdehíbridos em diversas cores, tons matizados, pontas picotadas, etc.
O bolbo contém alcalóides termoestáveis e cristais de oxalado de cálcio. Manipulados libertam um pó que podeprovocar conjuntivites, rinites e até crises de asma.
Índice
  [esconder] 
1 História
2 Cultivo
3 Sinonímia
4 Espécies
5 Classificação do gênero
6 Ligações externas
História[editar]
As túlipas são originárias daTurquia e não dos Países Baixos, como o senso comum leva a imaginar. Foram levadas para os Países Baixos em1560 pelo botânico Conrad Von Gesner. O nome da flor foi inspirado napalavra turco-otomana tülbend, posteriormente afrancesada para tulipe, que originalmente significa turbante, considerando a forma da flor invertida. Algumas referências defendem que as túlipas seriam originárias da China, deonde teriam sido levadas para as montanhas do Cáucaso e para a Pérsia.
Chinesas ou turcas, o facto é que elas se transformaram numa paixão para os Holandeses e essa paixão foi tanta que gerou até umaespeculação financeira envolvendo os bulbos desta planta, chegando a ser a quarta maior fonte de renda do país, na que ficou conhecido como mania das tulipas(ou tulipamania). A área mais antiga decultivo de túlipas nesse país é a que circunda a cidade de Lisse. Hoje, é a flor nacional da Turquia (é nativa lá) e do Irão.
Cultivo[editar]


Túlipas no Palácio Topkapı em Istambul,Turquia.Tulip inside
Embora as túlipas não se adaptem bem ao clima brasileiro, é possível induzir a planta a dar, pelo menos, mais uma floração, simulando as condições climáticas do seu habitat natural...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Tulipa
  • tulipas
  • tulipas
  • Tulipa
  • TULIPAS
  • tulipa negra
  • Bolha das tulipas
  • a tulipa negra

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!