tudo

Páginas: 5 (1220 palavras) Publicado: 12 de novembro de 2014

QUESTÕES METODOLOGIA DE ARTE E MOVIMENTO
 
01. Para você, qual o significado de arte?


02. Qual a importância do estudo da história da arte no curso de Pedagogia? A

Busca analisar a atuação da arte dentro do âmbito escolar.Assim, pretendeu-se
Mostrar que a educação por meio da arte é,na verdade,um movimento educativo e cultural que busca a constituição de ser um ser humano completo,total,dentro dos moldes do pensamento democrático e valorizando no ser humano os aspectos intelectuais,morais e estéticos.Visando refletir sobre o
papel da arte na educação infantil.E desta forma,procurou-se evidenciar
que,lançando mão da arte o educando pode desenvolver seu intelecto
pelo lúdico e assim trabalhar de maneira mais produtiva.



03. O que significa dizer que a arte é umaforma de comunicação?
A arte é uma fonte de emissão de informações, com técnica peculiar de
transmissão e com finalidade de intenção. A linguagem da arte tem certas
especificidades sígnicas, certos códigos diferenciadores do texto jornalístico
informacional, por exemplo. Dentre estas especificidades encontra se, a mais forte



04. Quais as principais características da arte rupestre?O homem pré-histórico era capaz de se expressar artisticamente através dos desenhos que fazia nas paredes de suas cavernas. Suas pinturas mostravam os animais e pessoas do período em que vivia, além de cenas de seu cotidiano (caça, rituais, danças, alimentação, etc.). Expressava-se também através de suas esculturas em madeira, osso e pedra. O estudo desta forma de expressão contribui com osconhecimentos que os cientistas têm a respeito do dia a dia dos povos antigos.
Para fazerem as pinturas nas paredes de cavernas, os homens da Pré-História usavam sangue de animais, saliva, fragmentos de rochas, argila, etc. 

05. Quais as principais características da arte no Egito?
Tendo funções para fora do simples deleite estético, a arte dos povos egípcios era bastante padronizada e nãovalorizava o aprimoramento técnico ou o desenvolvimento de um estilo autoral. Geralmente, as pinturas e baixos-relevos apresentavam uma mesma representação do corpo, em que o indivíduo tinha seu tronco colocado de frente e os demais membros desenhados de perfil. No estudo da arte, essa concepção ficou conhecida como a lei da frontalidade.



06. Quais as principais características/obras da arte naGrécia?
A arquitetura grega antiga pode ser dividida em três estilos:

1 – Coríntio -  pouco utilizado pelos arquitetos gregos, caracterizava-se pelo excesso de detalhes. Os capitéis das colunas eram, geralmente, decorados com folhas.
2 – Dórico - estilo com poucos detalhes, transmitindo uma sensação de firmeza.
3 – Jônico - este estilo transmitia leveza, em função dos desenhos apresentados,principalmente nas colunas das construções. Outra característica deste estilo era o uso de base circular.

Os artistas gregos buscavam representar, através das artes, cenas do cotidiano grego, acontecimentos históricos e, principalmente, temas religiosos e mitológicos. As grandes obras de arquitetura como os templos, por exemplo, eram erguidos em homenagem aos deuses gregos.



07. Quais asprincipais características/obras da arte em Roma?
Entre suas principais características, podemos citar a ideia de energia, força, realismo e grandeza material. Na arquitetura  podemos ressaltar a grandeza e a imponência das obras como principais características. Edifícios públicos, templos, anfiteatros (Coliseu, por exemplo) e monumentos comemorativos são alguns tipos de construções feitas na época.Tais obras, além de ressaltarem a riqueza do Império Romano, foram responsáveis por urbanizar Roma de uma forma que nunca se havia visto. Ao mesmo tempo em que esculturas gregas eram copiadas, os artistas romanos desenvolviam um estilo próprio.
Diferentemente dos gregos, os romanos não apreciavam o nu atlético. Pelo contrário, consideravam o rosto e as expressões faciais os elementos mais...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • tudo
  • tudo
  • Tudo
  • Tudo
  • tudo
  • Tudo
  • tudo
  • tudo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!