tubo neural

Páginas: 21 (5099 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
Escola Superior de Ciências da Saúde
Faculdade de Medicina



Defeitos de Fechamento do Tubo Neural





Fernando Cruvinel
Francisco Pedro
Freed da Anunciação
Liliane Monteiro
Ruiter Carlos
Profs. Maria Teresinha de Oliveira Cardoso e Paulo R. Margotto


Brasília – DF
2003







SUMÁRIO

Introdução
Fisiologia e embriologia do tubo neural
Noções deneuroanatomia do tubo neural
Etiologia dos defeitos do tubo neural
Diagnóstico preciso
Patologias decorrentes do não fechamento do tubo neural
Índices de incidência e prevalência
Tipos de herança envolvida no defeito do tubo neural
Condutas médico-hospitalares
-Aconselhamento genético
-Antes da gravidez
-Depois da gravidez
Questionário Ácidofólico/DTNs
Abordagem psicossocial dos defeitos do tubo neural
Conclusão
Bibliografia






Introdução

As doenças decorrentes de um defeito de fechamento ou uma subseqüente reabertura do tubo neural constituem as chamadas DTNs (Defeitos do tubo neural). É um estudo destas doenças que faremos ao longo deste trabalho.
Hoje sabemos que as DTNs possuem uma prevalência em neonatos de um atrês por 1000. Sendo este número bastante variável de uma população para outra.
Dentre o grupo das DTNs, as mais comuns são a espinha bífida, a anencefalia e a encefalocele. Estas doenças carregam consigo o “peso” das deformidades física, sendo ao indivíduo afetado bastante sequelante, quando este consegue sobreviver (Possibilidade mínima, principalmente em casos de anencefalia.).
Além destesinúmeros agravos biológicos, é observado também os impactos psicossociais nas famílias e, como conseqüência na sociedade em geral. É notório ainda o elevado ônus ao governo no setor hospitalar com tentativas frustradas (na maioria das vezes) de reparos das malformações.
Assim podemos notar a grandiosidade dos impactos desta doença e repensar melhor os planos de intervenção nas mesmas.
Atualmentejá se sabe, por exemplo, da importância do folato na prevenção destes casos... No Brasil o folato ainda não é usado na rede pública. No entanto, é sabido que muito pouco é conhecido sobre estas doenças mas devemos, como profissionais da saúde, lutar para que novas descobertas sejam feitas e que o pouco conhecido seja efetivamente oferecido à sociedade de modo universal e equânime.
Foi pensando nobem-estar de inúmeros neonatos e em suas famílias que fizemos este estudo.


Fisiologia e embriologia do fechamento do Tubo Neural

Sabemos que o nosso sistema nervoso é originário do folheto embrionário mais exteriorizado, a ectoderme. A ectoderme se forma durante a terceira semana de gestação, sendo que, ao final do 21º dia este ectoderma já de origem à placa neural. É exatamente estaplaca neural que irá formar, entre o 22º e o 28º dia, o tubo neural, que é o primórdio do SNC.
“A formação do tubo neural é um processo complexo, multifatorial, envolvendo forças extrínsecas”.(Smith e Schoenwolf, 1991).
A formação do tubo neural - a neurulação – começa durante a parte inicial da quarta semana (22 a 23 dias) na região do quarto ao sexto par de somitos. Nesteestágio, os dois terços cefálicos da placa e do tubo neural, caudalmente até o quarto par de somitos, representam o futuro encéfalo, enquanto o terço caudal da placa e tubo neural representa a futura medula espinhal. Estas extremidades se fecham posteriormente, sendo que a abertura cefálica, o neuróporo rostral (anterior), fecha-se em torno do 25ºdia, e o neuróporo caudal (posterior), dois dias maistarde. O fechamento dos neuróporos coincide com o estabelecimento de uma circulação vascular sangüínea no tubo neural.
Sabemos então que do primeiro ao quarto somito, forma-se o encéfalo e do quarto ao neuróporo caudal, temos a formação da medula espinhal. De modo geral podemos dizer que “as paredes do tubo neural formam se espessam e formam o encéfalo e a medula espinhal.” (Moore e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Dist Rbios Do Tubo Neural
  • Diferenciação do tubo neural
  • derivados do tubo neural
  • prevalencia do tubo neural
  • Defeitos de fechamento do tubo neural
  • Defeitos do tubo neural
  • Defeitos do tubo neural
  • DEFEITOS NO TUBO NEURAL

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!