TUBERCULOSE

Páginas: 12 (2972 palavras) Publicado: 23 de abril de 2015
INTRODUÇÃO

A família das mycobacteriáceas apresenta duas espécies microbianas responsáveis por duas das mais antigas e graves moléstias da humanidade: a tuberculose e a hanseníase. 

Estas doenças, no passado histórico, juntamente com as guerras sangrentas, eram responsáveis pela extinção de milhares de vidas em todo o mundo, quando não estabeleciam irreparáveis danos físicos. As guerrassangrentas praticamente foram eliminadas porque foram estabelecidos mecanismos políticos, sociais e econômicos a nível global que inviabilizam a sua ocorrência, ou seja, foram eliminadas as condições predisponentes. 

Comparativamente à espécie humana, os micróbios, sejam eles saprófitas ou patogênicos, precisam de condições predisponentes para obterem êxito em suas investidas e, ao contrário dasguerras sangrentas, essas condições predisponentes à tuberculose e à hanseníase sofreram pouca alteração, o que explica a alta incidência de tais patologias em praticamente todo o mundo. 

As condições predisponentes à tuberculose e à hanseníase são - da mesma forma que nas guerras sangrentas que imperavam no passado - políticas, sociais e econômicas, o que nos permite concluir que travamos uma guerramilenar contra dois inimigos comuns: Mycobacterium tuberculosis e Mycobacterium leprae, com um agravante de serem inimigos invisíveis a olho nu. 

A era bacteriológica e o desenvolvimento científico e tecnológico, recentemente incorporados à sociedade, reduziu sensivelmente as taxas de mortalidade e morbidade das doenças infecciosas. No caso específico da tuberculose e da hanseníase foramelaboradas substâncias bactericidas, bacteriostáticas e até profiláticas, a exemplo da vacina BCG, ativas contra M. tuberculosis e M. leprae; no entanto, as condições de miséria social, analfabetismo e subnutrição sofreram poucas alterações nas regiões ditas "periferia do mundo". 

Esse quadro, por sua vez, foi sensivelmente agravado pela epidemia mundial da AIDS, que está diretamente relacionado com oagravamento do quadro da tuberculose, devendo haver também alguma interferência na epidemiologia da hanseníase. Como é possível constatar, já dispomos de armas químicas e bioquímicas para enfrentar o problema, no entanto, o descaso político, a ignorância e a desinformação criaram mitos responsáveis pelo intenso estígma social que envolve tais patologias, sobretudo a hanseníase, influenciandonegativamente o êxito terapêutico.














IDEAL


TUBERCULOSE

O QUE É A TUBERCULOSE
A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível, causada pelo Mycobacterium tuberculosis, que afeta prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos e sistemas. É causada por uma bactéria que afeta principalmente os pulmões, mas também pode ocorrer em outros órgãos do corpo, como ossos, rinse meninges (membranas que envolvem o cérebro).

AGENTE ETIOLÓGICO
A tuberculose pode ser causada por qualquer uma das sete espécies que integram o complexo Mycobacterium tuberculosis: M. tuberculosis, M. bovis, M. africanum, M. canetti, M. microti, M. pinnipedi e M. caprae. Entretanto, do ponto de vista sanitário, a espécie mais importante é a M. tuberculosis.

RESERVATÓRIO
O principalreservatório da tuberculose é o ser humano. Outros possíveis reservatórios são gado bovino, primatas, aves e outros mamíferos. No Brasil, não existem estimativas sobre a proporção de pacientes com tuberculose causada pelo M. bovis.  No entanto, é importante que o sistema de saúde esteja atento à possibilidade de ocorrência desse evento.

SINTOMAS
Tosse é um sintoma comum a muitas doenças, mas quando hápresença de secreção por mais de quatro semanas, é preciso ficar atento à tuberculose. A tosse, além de ser um sintoma é também uma das principais formas de transmissão da doença. Além da tosse, outros sintomas são muito relevantes para levantar suspeita da doença. Alguns deles são febre, em geral durante a tarde, suores noturnos e perda de peso.
Quem dorme com um portador de tuberculose tem mais...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Tuberculose
  • Tuberculose
  • TUBERCULOSE
  • Tuberculose
  • Tuberculose
  • Tuberculose
  • Tuberculose
  • Tuberculose

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!