Trupe de Bubuia

469 palavras 2 páginas
História contada
“O Boiúna e a Moça” (mangal):

Nesta viagem Zé Mururé está a caminho da ilha do Jerimum, quando tem um encontro fantástico com a Boiúna. Depois de conseguir se livrar de afundar no seu barco, o Juvêncio, Zé Mururé chega à ilha e descobre que tem uma difícil missão, desencantar uma moça que está grávida do boiúna.
Esta história é narrada e cantada pelos contadores, que caracterizados de caboclos ribeirinhos, utilizam além da música tocada ao vivo com violão e instrumentos percussivos, a manipulação de objetos em miriti e papel.
Esta contação tem a duração aproximada de 30 min. “A Velha que Enganou a Morte” (estação):

Adaptada do livro “contos para Crescer”, esta contação é narrada na ótica dos dois personagens principais da história: A Velha e a Morte. Para conta-la, proponho um figurino que inclui peruca, e roupa em preto e branco, assim adereços como sombrinha, colher de pau e óculos, para compor as personagens de maneira engraçada. Esta contação envolve bastante o público, criando expectativas e surpresas.
Nesta narrativa, em um dia especial, a velha recebe uma visita inesperada e tenta adiar a sua viagem com a morte. Neste intuito a velhinha se mete em confusões e quando parece que tudo está perdido, o final fantástico trás a quebra do realismo provocando riso, divertindo o público presente.

Trupe de Bubuia (mangal): “Passeando no Outeiro” “Os palhaços rubiota, jojoca, pierierieca e chorona resolvem dar uma volta em uma praia, mas não tem muito dinheiro para passear, pierierieca da à ideia de passearem num local que ele gosta muito a ilha do outeiro”. Os quatro palhaços resolvem ir e todos vão super felizes. Os quatro encontram pelo caminho trânsito ruins e ônibus lotado, depois de algum tempo chegam ao local do passeio e vão direto à praia, mas encontram um pouco suja.
Todos resolvem tomar banho, porém ao entrar na água sentem que a sujeira ali é muito grande também e neste momento eles começam a falar sobre as

Relacionados

  • Orfão do Eldorado - MILTON HATOUM
    27399 palavras | 110 páginas
  • Dou diario da uniao
    477708 palavras | 1911 páginas