Trovadorismo123

3167 palavras 13 páginas
ETEC Tereza Aparecida Cardoso Nunes de Oliveira

Thiago Murta de Oliveira
Natália Oliveira Murta
Ana Beatriz Resende
Camilla Carolina Lira
Julia Roberta

TROVADORISMO

São Paulo, SP
2015
Sumário

Trovadorismo
Contexto histórico e social
Contexto cultural
Contexto artístico
Marco inicial
Trovadores
Cantigas líricas
De amor
De Amigo
Cantigas satíricas
De escárnio
De maldizer
Novelas de Cavalaria
Características da novelas de cavalaria
Exemplos
Cancioneiros
Principais Trovadores
Comparação com os dias atuais
Cantiga de amor
Cantiga de Amigo
Cantiga de Escárnio
Cantiga de Maldizer
Fontes

Trovadorismo

Trovadorismo foi um movimento literário que surgiu na Idade Média no século XI. Foi o primeiro movimento literário da língua portuguesa, pois dele surgiram as primeiras manifestações literárias. As cantigas são os principais registros da época, tradicionalmente divididas em cantigas de amor, de amigo, escárnio e maldizer. O Trovadorismo português teve seu apogeu durante o período, de cerca de 150 anos, que vai, genericamente, de finais do século XII a meados do século XIV. As cantigas medievais situam-se, historicamente, nas alvores das nacionalidades ibéricas, sendo, em grande parte contemporâneas da chamada Reconquista cristã, que nelas deixa, aliás, numerosas marcas; entrou em declínio no século XIV.
Surgiu no mesmo período em que Portugal começou a despontar como nação independente, no século XII; porém, as suas origens deram-se na Occitânia, de onde se espalhou por praticamente toda a Europa. Apesar disso, a lírica medieval galego-português possuiu características próprias, uma grande produtividade e um número considerável de autores conservados. Marcou-se o início do Trovadorismo na península ibérica com a Cantiga da Ribeirinha, em 1198 ou 1189.

Contexto histórico e social

O trovadorismo desenvolveu-se dentro do feudalismo, que era um sistema econômico onde praticamente não havia comércio ou uso de moeda. Existia o Senhor Feudal,

Relacionados