TROVADORISMO

413 palavras 2 páginas
Trovadorismo, também conhecido como Primeira Época Medieval, é o primeiro movimento literário da língua portuguesa. Seu surgimento ocorreu no mesmo período em que Portugal começou a se tornar nação independente, no século XII; Marcou-se o início do Trovadorismo na península ibérica com a Cantiga da Ribeirinha, escrita em 1198 ou 1189.

São admitidas quatro teses fundamentais para explicar a origem do trovadorismo:
Tese arábica, que considera a cultura arábica como sua velha raiz;
Tese folclórica, que a julga criada pelo próprio povo;
Tese médio-latinista, segundo a qual essa poesia teria origem na literatura latina produzida durante a Idade Média;
Tese litúrgica, que a considera fruto da poesia litúrgico-cristã elaborada na mesma época.
Todas elas são aceitas já que nenhuma delas sustenta a si mesma

CANTIGAS DE AMOR
O cavalheiro dirige se à mulher amada como uma figura idealizada, distante. O poeta se põe a serviço de sua senhora, dama da corte, tornando esse amor um objeto de sonho, distante, impossível. Nunca consegue conquistá-la, porque eles pertencem a diferentes níveis sociais. Forte influência provençal. Amada é chamada de senhor

CANTIGAS DE AMIGO
São cantigas de origem popular. Nela, o eu-lírico é uma mulher , que canta seu amor pelo amigo (isto é, namorado), muitas vezes em ambiente natural, e muitas vezes também em diálogo com sua mãe ou suas amigas. O autor era masculino, devido à sociedade feudal e o restrito acesso ao conhecimento da época. A figura feminina que as cantigas de amigo desenham é, pois, a da jovem que se inicia no universo do amor, por vezes lamentando a ausência do amado, por vezes cantando a sua alegria pelo próximo encontro. Muitas vezes tal cantiga também revelava a tristeza da mulher, pela ida de seu amado à guerra sendo Deus é o elemento mais importante do poema.
CANTIGAS DE ESCARNIO
Essa sátira era indireta, cheia de duplos sentidos. As cantigas de escárnio definem-se como sendo aquelas feitas pelos

Relacionados