Tronco

Páginas: 5 (1167 palavras) Publicado: 7 de novembro de 2014
Tronco Humano
O tronco tem agregado a ele o pescoço, a nuca, o tórax, o dorso, a região glútea, o abdômen e o quadril. É formado pela coluna vertebral, pelas costelas, pelo esterno, pelas omoplatas, pelas clavículas e pelos ossos ilíacos, o tronco une partes do corpo, sustenta e contém outros órgãos. A maior parte dos órgãos que compõem o corpo humano situa-se no tronco, entre eles alaringe, a glândula tireoide, o coração, pulmões, fígado, pâncreas, estômago, intestino grosso e intestino delgado, etc.
No tronco temos o pescoço, o tórax (a região em que fica o peito), o abdome (onde está localizada a barriga) e as costas. O pescoço é a parte do corpo dos vertebrados que une a cabeça ao tronco. É formado por sete vértebras cervicais que articulam o crânio, com as clavículas ecom a porção inferior (ou posterior) da coluna vertebral e é suportado por vários músculos que dão à cabeça os seus movimentos.
Ossos do Tronco
Coluna Vertebral: A coluna vertebral estende-se ao longo da linha média das costas, desde a base do crânio até à bacia, sendo composta por 33 ossos sobrepostos uns aos outros, os quais se denominam de vértebras
Vértebras: As vértebras são ossos curtoscom uma forma complexa
Sacro: O sacro é formado por cinco vértebras ligadas entre si que constituem um osso triangular que descreve uma curvatura côncava na parte posterior.
Cóccix: O cóccix é um pequeno osso de forma triangular constituído pela fusão de quatro vértebras simples e constitui a última parte da coluna vertebral, já que a sua parte posterior se encontra articulada com o sacro.Omoplatas: As omoplatas são dois ossos largos, com uma forma triangular, situados simetricamente na parte mais alta e superior do tórax.

Clavículas: As clavículas são dois ossos longos em forma de S.

Costelas: As costelas são ossos longos, planos e simétricos, que descrevem uma ampla curva, condicionando a forma da cavidade torácica. No total, existem 24 costelas, doze direitas e dozeesquerdas.

Esterno: O esterno é um osso chato e longo, com a forma de uma gravata, localizado na linha média da face anterior do tórax. O esterno encontra-se, na parte superior, articulado com as clavículas, enquanto que as costelas estão inseridas ao longo do osso. O osso esterno protege o coração, os pulmões e os principais vasos sanguíneos.

Caixa torácica: é formada pelas costelas, que sãoossos achatados e curvos que se unem dorsalmente à coluna vertebral e ventralmente ao esterno. A maioria das pessoas possui 12 pares de costelas, algumas pessoas tem uma extra. Os dois últimos pares de costelas são ligados à coluna vertebral, não se ligam ao esterno. A musculatura da caixa torácica é responsável, juntamente ao diafragma, pelos movimentos respiratórios.

Ossos ilíacos: Os ilíacossão dois ossos simétricos, de forma complexa, articulados entre si na parte da frente e ligados ao sacro na parte de trás. Cada osso ilíaco é formado por três ossos que se fundem durante uma específica etapa de crescimento: o ílio, o ísquio e o púbis.

Atlas e áxis: Atlas e áxis são vértebras cervicais. A primeira, atlas, está articulada com a base do crânio. Ela tem esse nome por causa dasemelhança com o titã mitológico condenado pelos deuses a sustentar o mundo sobre os seus ombros, e a atlas fica encarregada de sustentar a cabeça. A segunda vértebra cervical, áxis, apresenta uma parte superior com uma saliência vertical, denominada apófise odontóide, que serve de eixo à volta do qual o atlas gira, o que possibilita o virar da cabeça de um lado para o outro.

Órgãos do TroncoLaringe: é um órgão fibromuscular, situado entre a traquéia e a base da língua. A Laringe funciona como uma válvula protetora que impede a passagem de ar durante a deglutição e ao mesmo tempo, impede que substâncias ou partículas de alimentos penetrem na via respiratória. Outra funcionalidade é a produção da voz. A cartilagem cricóide é um anel formado por cartilagem hialina e constitui a parte...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • tronco
  • Troncos
  • tronco
  • Tronco
  • tronco
  • Células Tronco
  • Celulas tronco
  • Celulas-tronco

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!