Tromdose e Embolismo

1665 palavras 7 páginas
Trombose e Embolismo
Trombose
A trombose é a oclusão (bloqueio) de um vaso sanguíneo por coágulos. As veias transportam sangue pobre em oxigênio, de todo o corpo novamente para o coração. Todas as veias da metade inferior do corpo conduzem sangue à veia cava inferior, enquanto que as veias da metade superior conduzem sangue à veia cava superior. Estes dois troncos venosos descarregam na aurícula direita do coração. Daqui, o sangue é bombeado para o ventrículo esquerdo e depois para o pulmão, através da artéria pulmonar. No pulmão, o sangue recebe oxigênio, regressando depois ao lado esquerdo coração (aurícula e ventrículo) pelas veias pulmonares, de onde é bombeado através da aorta para abastecer o corpo de oxigênio.

A oclusão de uma veia na perna provoca uma acumulação. O sangue continua a ser bombeado para a perna através da artéria, mas não pode fluir no sentido contrário através da veia.

Os sintomas típicos de trombose venosa profunda são:

• Inchaço da barriga da perna ou da parte inferior da perna,
• Dor, principalmente quando se transportam pesos,
• Por vezes, uma cor arroxeada,
• Tensão da pele = "pele brilhante",
• Sensibilidade na barriga da perna,
• Sensibilidade nas plantas dos pés.

Nem todos os sintomas têm de estarem presentes. Em muitos casos, a trombose venosa profunda provoca apenas sintomas ligeiros, pelo que passa despercebida ao doente e ao médico.
Teoricamente, a trombose pode ocorrer em qualquer veia, por exemplo, no abdômen (trombose venosa mesentérica), no cérebro (trombose da veia sinusal), no braço, etc. Mas a localização mais comum é na perna ou na região pélvica, onde a pressão sanguínea é mais elevada.

Embolismo

O trombo (coágulo) que está a obstruir a veia pode soltar-se e deslocar-se através do sistema venoso para a veia cava inferior e, daqui, para o lado direito do coração e para o pulmão. No sistema pulmonar, o lúmen dos vasos sanguíneos torna-se menor, pelo que o trombo pode ficar alojado numa

Relacionados