Trischinella Spiralis

1356 palavras 6 páginas
Indice

Introdução

- Trichinella spiralis, nome científico do parasita vulgarmente designado por Triquina, é o agente responsável pela triquinose. São Nematelimintas (vermes de corpo cilíndrico) do grupo dos Nemátodes (corpo não segmentado). Com a exceção dos trópicos, a infeção existe em todo o mundo sendo rara em países como a França onde os porcos são alimentados com legumes de raiz (que crescem debaixo da terra - beterraba, batata doce, cenoura, nabo, etc.).

Características

Os vermes adultos são muito pequenos apresentando o macho e a fêmea cerca de 3 mm e 3 a 4 mm, respetivamente. Vivem na mucosa intestinal do Homem ou de outros animais como o cão, o gato, o rato e o porco. Todo o seu ciclo de vida ocorre no interior do hospedeiro.

Causas

A triquinose é provocada pelo Trichinella spiralis, um parasita pertencente ao grupo dos nematodes, vulgarmente conhecido como triquina, que desenvolve o seu ciclo biológico no interior do organismo de animais carnívoros, sobretudo porcos e javalis, e em seres humanos infestados.
O contágio efetua-se quando um animal ou pessoa ingere carne crua ou pouco cozida proveniente de um porco ou javali infestado, já que é nos tecidos musculares destes últimos que se desenvolvem pequenos quistos com larvas do parasita no seu interior. Dado que estes quistos constituem a forma resistente do parasita, as larvas presentes no seu interior conseguem manter a sua vitalidade durante anos. Uma vez no estômago do animal ou ser humano que ingeriu a carne contaminada, os quistos rom pem-se devido à ação do suco gástrico e libertam as larvas, que posteriormente se estabelecem na mucosa do intestino delgado, onde amadurecem e adquirem o aspeto dos parasitas adultos, ou seja, vermes cilíndricos e finos com 1 a 4 mm de comprimento.
Um ou dois dias após o contágio, os parasitas já amadurecidos de ambos os sexos começam a unir-se. Pouco depois, os machos morrem e são

Relacionados