Trindade
GILSON CRISTIANO TARDIVO
AS RELAÇÕES DIVINAS: um meio de compreensão da Trindade
Várzea Grande – MT
2013
GILSON CRISTIANO TARDIVO
AS RELAÇÕES DIVINAS: um meio de compreensão da Trindade
Trabalho apresentado à disciplina de Trindade como requisito parcial para obtenção da nota referente ao terceiro semestre de teologia.
Prof.: Pe. Carlos Viana, sj.
Várzea Grande – MT
2013
AS RELAÇÕES DIVINAS: um meio de compreensão da Trindade
Gilson Cristiano Tardivo1
INTRODUÇÃO
O mistério da Santíssima Trindade é o mistério central da fé e da vida cristã. É o mistério de Deus em si mesmo. É, portanto, a fonte de todos os outros mistérios da fé, é a luz que os ilumina. É o ensinamento mais fundamental e essencial na hierarquia das verdades de fé (CIC 234)2.
Trindade, a relação das pessoas divinas Pai, Filho e Espírito Santo. Dada à afirmação que a Trindade é a relação das pessoas divinas Pai, Filho e Espírito Santo o objetivo deste trabalho é demonstrar como se dá essa relação nas várias implicações da teologia trinitária especificamente quando aplicadas nos atributos ingênito e gênito.
Também é objeto de estudo do trabalho demonstrar essa relação na determinação da pessoalidade da Trindade, ou seja, como as relações determinam a pessoa do Pai, do Filho, e do Espírito Santo e, na diferença que existe de uma pessoa e outra, mas que possuem a mesma essência.
Da mesma forma essa relação está implicada no princípio relativo de cada uma das pessoas trinitárias, elencando assim, como, a partir desse princípio, se dá essa relação entre as pessoas da Trindade e às criaturas.
Assim, contribuiremos na compreensão desse “grande” mistério que é a Trindade e que muitas vezes, pelo fato do homem não compreender a própria inteligência com o qual procura conhecer a Deus, acaba se distanciando de Deus e da sua Graça, e por conseguinte de toda a