TRICORREXE NODOSA

447 palavras 2 páginas
TRICORREXE NODOSA
1. O que é:
É o rompimento das células cuticulares (camada de células mais superficial do fio) com exposição das células do córtex (camada intermediária do fio) que se alargam e rompem, formando um nódulo “branco” perceptível ao tocar no fio de cabelo. Rompe espontaneamente ou com uma leve tração no fio (quebra do fio)
2. Causas
Trauma: quimíca capilar, sol, pente, escovas, shampoos, banho de mar e piscina, manipulações a quente, tricotilomania, secadores, chapas e etc.
Defeitos congênitos
Outros distúrbios associados: pseudomoniletrix, pilli annulati, tricotiodistrofia, síndrome Netherton e Menke, Erros metabólicos
3. Tratamento e Prevenção Infelizmente, não há nada milagroso nesses casos, mas podemos melhorar a condição e prevenir (que é o mais importante)
Corte da área danificada
Suplementos alimentares específicos para o cabelo para estimular o crescimento e fortalecimento dos fios sob supervisão médica
Hidratações e reposição de proteínas no cabelo (cabeleireiro ou terapeuta capilar)
Adiar por um tempo a química, nos casos mais graves.

MONILETRIX

1. O que é:
É uma afecção rara, hereditária, que surge na infância, caracterizada por dilatações e estreitamentos alternados nos cabelos e pêlos, que são curtos pelas fraturas que ocorrem. Os cabelos apresentam variação regular na espessura, adquirindo a aparência de nodosidades; afetam particularmente o dorso do couro cabeludo, embora o couro cabeludo inteiro e até mesmo os pêlos corporais possam ser afetados.
2. Causas:
Doença rara, hereditária, autossômica dominante; conhecida como cabelo sem contas. Caracteriza-se por fragilidade, escassez e ressecamento dos cabelos. Há alargamentos fusiformes da haste capilar, seguida de segmentos atróficos. O cabelo tende a quebrar nos internodos. Pode afetar cabelos de outras regiões além do couro cabeludo associada à síndrome de Menkes.
- Moniletrix é uma afecção que se mantém pela vida toda. A fragilidade internodal leva à quebra do cabelo e a graus

Relacionados