TRIBO MUNDUGUMOR

1008 palavras 5 páginas
DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL
SOCIEDADE MUNDUGUMOR

Tribo Mundugumor
Quem Eram Tribo com cerca de mil habitantes que vivia em Nova Guiné, que vestiam tanga (homens) e saia de palha (mulheres) e divida em dois grupos: Os que viviam na beira do rio Yuat (ribeirinhas) e outra parte que vivia no pântano. Apesar de terem vidas diferentes, falavam a mesma língua, tinham temperamento agressivo, arrogante e egoísta e nem sempre a diplomacia era adotada em eventuais conflitos. Os ribeirinhos cultivavam entre outras coisas fumo e coqueiro em terra seca e sólida, que eram frequentemente trocados por artesanatos.

Onde Viviam “Vizinhos” do povo chamado Andoar que habitava a foz do rio Yuat, que também não vivia em clima amistoso com os Mundugumor. Vizinhos que tinham muita habilidade e vivência com tal rio eram capazes, por exemplo, de chantagear a tribo Mundugumor, exigindo quantias valiosas em produtos de seu interesse por um líder descuidado capturado vivo ou morto que se aventurara rio abaixo.
Viviam em casas dento da mata, onde o difícil acesso era uma das técnicas de defesa contra os potenciais invasores (traidores que se aproveitavam dos descuidados para lhes roubarem).

Família e Sociedade
O amor não era um sentimento que habitava estes pequenos grupos limitados a ligações patológicas e interesse comum que se formaram dentro da comunidade Mundugumor, onde a hostilidade e desconfiança de emboscadas faziam parte do cotidiano.
A sociedade Mundugumor não está organizada em clãs, e o comportamento familiar é diferente da maioria dos povos de hoje, um homem não ter herdeiros e irmãos não podiam viver juntos, o irmão mais novo não pode ter contato nenhum com a esposa do irmão mais velho e comumente a rivalidade entre irmãos aflora em uma pequena guerra, onde filhos e pais são extremamente rivais.
O vínculo familiar eram formados por “cordas” (grupos de convivência), espécie de linhagem para construção do próprio destino que era traçado desde

Relacionados