trewseckvbnlkml

1926 palavras 8 páginas
‘’Marketing’’

DEFINIÇÃO
No uso cotidiano, significa "comercialização", mas também "realização". Engloba todo o conjunto de actividades de planeamento, concepção e concretização que visam à satisfação das necessidades dos clientes, presentes e futuras, através de produtos/serviços existentes ou novos. O marketing identifica a necessidade e cria a oportunidade

HISTORIA
A origem do marketing
Apesar de encontrarmos suas "raízes" ao longo da história da humanidade, na própria gênese do comércio, o marketing é um campo de estudo novo se comparados com os demais campos dos saberes.
Nos fins da Segunda Guerra Mundial, entre 1939 e 1945, reagindo ao crescimento da concorrência, ‘’mercadólogos’’ começaram a criar teorias sobre como atrair e lidar com os seus consumidores. Surgiu, então, a cultura de "vender a qualquer preço".
Phineas Taylor Barnum, autor de ’’The Art Of Money Getting’’, foi um ícone deste período, cheio de truques que faziam da arte de vender, quase um espetáculo de charlatanice e que faz com que até hoje os profissionais do mercado sejam vistos com desconfiança.
Outros autores da época são W.D. Scott, autor de The psychology of advertising, e H.L Hollingworth, que escreveu Advertising and selling. As técnicas existentes baseavam-se mais na intuição do que na prática. Eram técnicas ingênuas e/ou maliciosas que estavam misturadas a ferramentas eficientes.

O QUE É?
Marketing é o processo usado para determinar que produtos ou serviços poderão interessar aos consumidores, assim como a estratégia que será utilizada nas vendas, comunicações e no desenvolvimento do negócio.

PARA QUE SERVE?
A finalidade do marketing é criar valor e satisfação no cliente, gerindo relacionamentos lucrativos para ambas as partes.

FILOSOFIAS DE ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING

Na maior parte das empresas, o marketing ocupava, há 70 anos, apenas um lugar modesto no organograma, o de um serviço comercial, composto por alguns vendedores e empregados e muitas vezes

Relacionados