trauma facial

Páginas: 12 (2888 palavras) Publicado: 25 de setembro de 2014

SUMARIO





1 TRAUMA FACIAL

1.1 Causas mais comuns dos Traumas

O trauma facial pode ser considerado uma das agressões mais devastadoras encontradas em centros de trauma devido às consequências de acidentes emocionais e à possibilidade de deformidade e também ao impacto econômico que tais traumas causam em um sistema de saúde.
O diagnóstico e tratamento de lesões faciaisobtiveram grande progresso nas últimas décadas. Uma agressão localizada na face não envolve apenas tecido mole e ossos, mas também, por extensão, pode acometer o cérebro, olhos, seios e dentição. Quando o trauma ocorre por impacto de grande velocidade e energia cinética, lesões concomitantes, que podem ser mais letais do que o trauma facial por si só.
Estudos revelaram que os dois principaismecanismos de trauma facial são violência interpessoal e queda. Três décadas atrás, apontaram acidentes por veículos automotores como a principal causa de fratura facial. Estudos subsequentes apoiaram esta informação, mas a tendência dos estudos mais atuais é mostrar um aumento na incidência de violência interpessoal e sugerem que esta seja a principal etiologia nos traumas de face. Leis rigorosas decontrole de velocidade, uso obrigatório de capacete, cinto de segurança e uso de air bag, quando disponível, são fatores que contribuem para o decréscimo do número de fraturas faciais decorrentes acidentes por veículos automotores.


1.1.1 Cuidados de emergência

Realizar a abordagem primária (ABC) e a abordagem secundária, identificando e intervindo nas situações com risco de vida para a vítima,liberando suas vias aéreas e fazendo o controle das hemorragias.
Pacientes com fraturas mandibulares apresentam um alto risco de evoluir com obstrução das vias aéreas, pois sem o suporte ósseo a língua tende a se deslocar ocluindo a passagem do ar. Tendo sido liberadas as vias aéreas, a próxima prioridade passa a ser o controle da hemorragia.

2 TRAUMATISMO OCULAR

Os traumas ocularesacontecem no ambiente familiar, na atividade profissional e no lazer.
No ambiente doméstico, são mais comuns os traumas em crianças e provocados por objetos pontiagudos (faca, tesoura, flecha, prego, etc.), substâncias químicas, brinquedos, etc.
Na atividade profissional, traumas mais comuns em jovens e adultos ocorrem na indústria química, na construção civil, na indústria de vidro, no trânsito, etc.Em oftalmologia, é pequeno o número de emergências que necessita tratamento imediato. Aquele que dá o primeiro socorro, entretanto, precisa conduzir o caso adequadamente, minimizando os danos e agilizando para que o especialista encontre o paciente em condições de prestar mais rápido seu atendimento.
Durante o exame, não fazer qualquer pressão sobre o globo ocular, lembrando-se de que até amais suave pressão pode causar perda de líquidos vitais ao olho traumatizado.


2.1 Diagnóstico

Exame externo – observar as condições da órbita, pálpebras e do globo ocular. Pai par o rebordo orbitário à procura de fraturas e verificar a presença de corpos estranhos e objetos empala- dos, perfurações, hiperemia, perda de líquidos oculares etc.
Acuidade visual – verificar a visão de cada olho,ocluindo o outro, sem apertá-lo; mesmo de modo rudimentar, é um dado importante a investi- gar.
Mobilidade ocular – avaliar os movi- mentos oculares, à procura de paralisia dos músculos locais. A visão dupla é uma queixa característica nesse caso.
Reação pupilar – a pesquisa dos reflexos foto motores das pupilas é importantíssima nos traumatismos cranianos.

2.1.1 Atendimento de EmergênciaCostumeiramente os traumatismos são divididos em:
Mecânicos: (perfurantes e não-perfurantes);
Não mecânicos: como as queimaduras térmicas, elétricas, químicas por, irradiação e ultrassom. Das queimaduras, as mais frequentes são as químicas, produzidas pelos ácidos e pelas bases que provocam lesões de intensidade variável, inclusive podendo causar a necrose ocular. Além dos problemas imediatos,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trauma facial
  • Impacto social do trauma maxilo facial
  • traumas
  • traumas
  • trauma
  • trauma
  • Trauma
  • TRAUMA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!