enfermagem -fraturas

Páginas: 6 (1304 palavras) Publicado: 23 de novembro de 2014
Fraturas em crianças
Saiba como identificar se o seu filho quebrou um osso

Por Fernanda Carpegiani - atualizada em 07/10/2013 10h43

Siga Revista Crescer no Pinterest

crianca; quebrada; machucada (Foto: Derek Shapton / Masterfile)
Se existe uma certeza nessa vida é a de que seu filho vai cair – literalmente. Essas quedas são a maior causa de fraturas em crianças e o acidente podeacontecer com um tombo, quando estão aprendendo a andar, ou a partir dos 2 anos, devido a traumas por prática de esportes e brincadeiras, como correr e subir em árvores.

Dá para prevenir as fraturas?

Supervisão é o mais importante. Esteja ao lado do seu filho enquanto ele ainda não souber se movimentar bem e oriente sobre perigos, como a prática de esportes sem equipamento de segurança. Emcasa, retire os tapetes derrapantes e não deixe a criança andar de meias ou com sapatos de borracha muito aderente, cujo atrito com o chão favorece quedas. Fique de olho quando ele subir ou descer escadas e dê preferência a brincadeiras em locais que tenham grama, areia ou outro tipo de piso que amorteça eventuais impactos.

leia também
COMO PREVENIR O ENGASGO EM CRIANÇAS
Será que meu filhosofreu fratura?

Os principais sintomas são dor intensa, dificuldade de se mexer, inchaço e manchas roxas. Em alguns casos, dá para perceber uma deformidade no local, como um desvio no osso que antes era reto. Até os 3 anos, a criança tem dificuldade de expressar a dor, então observe se ela está irritada ou evita movimentar o membro.

Tem alguma parte do corpo mais suscetível a fraturas?

Comoa criança estica o braço para se proteger de uma queda, os membros superiores, como braço, antebraço, cotovelo, punho e clavícula, estão mais sujeitos a sofrer uma fratura.

Ele quebrou um osso. E agora?

Imobilize o local. Se a fratura ocorreu no braço, você pode improvisar uma tipoia com pano. Dê um analgésico para atenuar a dor e vá ao pronto-socorro. Se houver outro ferimento, limpe compano com água ou soro fisiológico e comprima para estancar o sangramento. Colocar gelo envolvido por uma toalha (para não queimar a pele) ajuda a diminuir o inchaço.

O que vai acontecer no hospital?

Seu filho vai passar por um exame clínico e tirar um raio X do local machucado. O mais comum é imobilizá-lo com tala ou gesso, mas, se houver um desvio dos fragmentos, pode ser necessário colocaro osso no lugar com uma espécie de tranco manual. No caso do gesso, o tempo de imobilização varia muito, de semanas a meses.

Quebrar um osso é grave? E se precisar de cirurgia?

Até os 8 anos, acontecem muitas fraturas “em galho verde”, como dizem os especialistas. Isso significa que os ossos da criança não se quebram por completo, porque são mais flexíveis e resistentes do que os do adulto.Mesmo que seja grave, o processo de consolidação óssea é mais rápido e eficiente. Casos cirúrgicos são aqueles em que o desvio ou a fragmentação do osso fraturado é muito expressiva.

Fontes: André Jorge, ortopedista especialista em pé e tornozelo do Centro Médico Anália Franco (SP) e Milena de Paulis, pediatra especializada em emergência do Hospital Albert Einstein (SP)

Fraturas faciais emcrianças atingem principalmente a faixa etária entre 6 e 13 anos

Alana Gandra
De cada 100 fraturas de face em crianças no país, 95 ocorrem na faixa etária entre 6 anos e 13 anos de idade, disse hoje (20) à Agência Brasil o cirurgião buco-maxilo-facial Sylvio de Moraes, chefe do Serviço de Cirurgia Crânio-Maxilo-Facial do Hospital de São Francisco da Penitência. A unidade foi visitada pelo papaFrancisco durante a Jornada Mundial da Juventude, em julho passado, no Rio de Janeiro.

O dado faz parte de um levantamento sobre trauma facial em crianças brasileiras que será apresentado e discutido por especialistas durante o Congresso Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial, iniciado hoje e que se estenderá até o próximo dia 24, na capital fluminense.

Moraes informou...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Enfermagem Fratura da Pelve
  • Sisitematização da Assistência de enfermagem ao idoso vitima de fratura fêmur
  • Fraturas
  • Fraturas
  • Fraturas
  • Fraturas
  • Fraturas
  • FRATURAS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!