tratamento social

Páginas: 5 (1235 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
ATPS Tratamento da Informação e Indicadores Sociais
Etapa 1
Dificuldades urbanas atuais relacionados à moradia, refletem um século de políticas que não consideraram a população mais pobre, tornando pertinente uma retomada história da questão da habitação urbana no Brasil, destacando algumas políticas e projetos do Estado que tentam enfrentar esta questão social.Há décadas atrás, a expansão urbana foi marcada por grande desigualdade: a classe média crescia e tinha acesso a financiamentos de apartamentos e a bens duráveis, já para as classes pobres restavam às favelas e os loteamentos ilegais na periferia. A principal marca da política habitacional foi a criação da Fundação da Casa Popular (FCP), que mesmo com resultados modestos, foio primeiro órgão nacional criado para construir residências para a população pobre, não atingindo sua proposta inicial que era ser o grande projeto da política habitacional do país.
O Banco Nacional de Habitação (BNH) se torna o principal órgão da política habitacional urbana do país, sendo dividida em três fases: a primeira delas, a de implantação e expansão do BNH eda COHAB; a segunda, consistiu em um esvaziamento e uma crise do Sistema Financeiro de Habitação (SFH). Devido a perda do dinamismo da COHAB, que se tornavam frágeis financeiramente devido à inadimplência causada pela perda do poder de compra do salário mínimo, fazendo com que os financiamentos fossem destinados às famílias de classe média, sendo que os juros para essa camada eram mais altos doque se comparado com o das classes mais pobres, a terceira fase do SFH, se caracterizou pela reestruturação e pelo revigoramento da COHAB, com o aumento dos números de moradias produzidas, sendo a maioria destinada à classe média.
• Collor (1990-1992), foi lançado o PAIH (Plano de Ação Imediata para a Habitação), sendo o programa habitacional mais importante, que tinha como proposta ofinanciamento de 245 mil habitações em 180 dias, mas esta meta não foi cumprida.
• Itamar (1992-1994) criou os Programas Habitar Brasil e Morar Município, que tinham como objetivo financiar a construção de moradias para a população de baixa renda, a serem construídas em regime de “ajuda mútua”. Estes programas tinham exigências legais que impediam muitos municípios de captarem os recursos disponibilizados,porém, neste mesmo governo tivemos dois avanços: o primeiro foi uma mudança conceitual, com incentivo à formação de conselhos e a criação de fundos para habitação; o segundo foi a constituição em 1992, do Fórum Nacional de Habitação, composto por entidades da sociedade civil.
• FHC (1995-2002) houve um avanço no reconhecimento da necessidade de regularização fundiária, da ampliação daparticipação e de uma visão integrada da questão habitacional, porém não foi colocada em prática devido a orientação neoliberal do governo e as restrições impostas pelos bancos internacionais.
• Lula (2003-2010) a principal política para a habitação foi o Programa Minha Casa Minha Vida, lançado em abril de 2009 com a meta de construir um milhão de moradias, totalizando R$ 34 bilhões de subsídios paraatender famílias com renda entre 0 a 10 salários mínimos.
Política Pública é considerada todo tipo de ação que tem efeito social, desenvolvida pelo Estado direta ou indiretamente, com a participação de setores públicos ou privados, visando assegurar determinado direito de cidadania, de forma difusa ou para determinado segmento social, cultural, étnico ou econômico. Aspolíticas públicas correspondem a direitos assegurados constitucionalmente ou que se afirmam graças ao reconhecimento por parte da sociedade ou pelos poderes públicos. Políticas públicas são também as respostas organizadas pela sociedade, através do seu sistema político, com o intuito de atender às necessidades sociais da população, como assistência social, habitação, educação, saúde entre outras....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • TRATAMENTO DA INFORMA O e INDICADORES SOCIAIS
  • Tratamento da informação e indicadores sociais
  • Tratamento da informação e indicadores sociais
  • tratamento de informaçao e indicadores sociais
  • tratamento de informacao e indicadores sociais
  • Tratamento da informação e indicadores sociais
  • TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO E INDICADORES SOCIAIS
  • Tratamento da Informação e Indicadores Sociais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!