TRATAMENTO FISIOTERÁPICO EM GESTANTE DE ALTO RISCO

Páginas: 6 (1401 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
TRATAMENTO FISIOTERÁPICO EM GESTANTE DE ALTO RISCO

Resumo
A gravidez pode ser considerada como de alto risco quando o feto e a mulher estão em risco em função de uma doença orgânica crônica ou aguda, significando um desenvolvimento inadequado para o concepto e/ou para a gestante, afetando negativamente o resultado da gravidez.
O objetivo dessa revisão é enfatizar conceitos atuais básicosem relação a funcionalidade do tratamento fisioterapêutico em gestantes de alto risco.
O trabalho foi realizado no decorrer do mês de setembro, na modalidade de revisão bibliográfica.
O fisioterapeuta se apresenta como um profissional da área da saúde capaz de contribuir com a melhora da qualidade de vida da gestante, amenizando suas queixas, através de um programa educativo e terapêutico.Palavras Chaves: Fisioterapia, Gestação, gravidez de risco.

Abstract
The pregnancy can be considered as of high risk when the embryo and the woman are at risk in function of a chronic or acute organic illness, meaning an inadequate development for concepto and/or the gestante, affecting negative the result of the pregnancy.
The objective of this revision is to emphasize basic current conceptsin relation the functionality of the fisioterapêutico treatment in gestantes of high risk.
The work was carried through in elapsing of the September month, in the modality of bibliographical revision.
The physiotherapist if presents as a professional of the area of the health capable to contribute with the improvement of the quality of life of the gestante, being brightened up its complaints,through an educative and therapeutical program.

Keys – words: physiotherapy, gestation, pregnancy risk

Introdução
A gestação é um fenômeno fisiológico, e por isso, sua evolução se dá, na maior parte dos casos, sem apresentar variações ou anormalidades. Apesar disso há uma parcela de gestantes, que por terem características específicas ou por sofrerem algum agravo, apresentam maiorprobabilidade de evolução desfavorável, tanto para o feto quanto para a mãe. Essa parcela constitui o grupo chamado de “gestantes de alto risco”. Por gestação de alto risco entende-se como sendo aquela na qual a vida ou a saúde da mãe e/ou do feto tem maiores chances de ser atingidas por complicações que a média das gestantes (Ministério da Saúde, 2000).
É importante ressaltar que durante toda a gestaçãopode ocorrer complicações que tornam uma gestação normal em gestação de alto risco.
É freqüente a gestante referir desconfortos posturais, dores nas costas e dificuldade respiratória, além de alterações emocionais que se apresentam, exemplificando-se a ansiedade.
Sendo assim a fisioterapia pode auxiliar a mulher a adaptar-se às mudanças corporais do início ao final de sua gravidez, de maneira queseu estresse e seus desconfortos físicos sejam minimizados.
Através de uma avaliação detalhada e uma programação terapêutica eficiente tenta-se prevenir e tratar quaisquer disfunções músculo-esquelético, orientar a respiração e posicionamentos adequados, preparando-a para um parto ativo e consciente (Polden, 2000).

Metodologia
O trabalho foi realizado no decorrer do mês de setembro namodalidade de revisão bibliográfica.
A princípio foi feita uma pesquisa sobre Tratamento Fisioterápico em Gestantes de Alto Risco logo em seguida foi realizado coleta de artigos científicos, onde foram  encontrados vários artigos, com esse resultado foi aplicado a critério de exclusão.

Resultados e Discussões
No Brasil, por suas grandes dimensões e principalmente pelas diferenças socioeconômicas eculturais evidenciam fatores de risco diversos durante a gestação.
Sendo assim os fatores de risco podem ser divididos em quatro grupos:
- Características individuais e condições sócio-demográicas desfavoráveis: Idade menor que 17 e maior que 35 anos, peso menor que 45 Kg e maior que 75 Kg, dependência de drogas lícitas ou ilícitas, baixa escolaridade, altura menor que 1,45m, situação conjugal...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gestante de alto risco
  • Requisitos mínímos das unidades assistenciais para gestante de alto risco
  • O NÍVEL DE SATISFAÇÃO DAS GESTANTES DE ALTO RISCO EM RELAÇÃO À CONSULTA DE ENFERMAGEM
  • A importância da humanização na assistência hospitalar de enfermagem à gestante de alto risco
  • tratamentos para gestantes
  • Alto Risco
  • Tratamento Fisioterapico na 3 Idade
  • Tratamento de Risco

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!