Tratamento de Colangio

Páginas: 6 (1385 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013
Colangiografia


A Colangiografia é um exame feito nas vias biliares, para poder ver o trajeto da bílis desde o fígado até ao duodeno. Este exame permite diagnosticar alguma obstrução à passagem da bílis, provocada por um tumor, cálculo (pedra) ou corpo estranho. Também permite verificar o funcionamento da ampola de vater, lesões, estreitamento ou dilatação dos ductos biliares.Existem diferentes formas de realizar a colangiografia, como:

Colangiografia Endovenosa;

Colangiografia Retrógrada Endoscópica (CRE);

Colangiografia Trans-hepática Percutânea;

Colangiografia Intra-operatória;

Colangiografia Pós-operatória pelo dreno de Kehr (tudo T);

Colangiografia por Ressonância Magnética (RM).
Colangiografia Endovenosa
Este tipo de colangiografia tem porobjetivo observar, por meio de radiografias, as vias biliares infundindo-se contraste na corrente sanguínea do paciente. É indicada para estudo da vesícula biliar que não foi observada através de um colescistograma oral, pacientes colecistomizados(ressecção da vesícula biliar) e que apresentam vômito e diarréia intensos impossibilitando a absorção do contraste. É contra-indicado em casos de alergia ao meio de contraste em questão. A colangiografia endovenosa é raramente realizada hoje devido à elevada incidência de reações ao meio decontraste. Com este risco adicional de possível reação ao meio de contraste, outros procedimentos de diagnóstico são mais seguros e mais precisos, como a ultra-sonografia.


PREPARO DO PACIENTE:
Os laxativos são evitados num período de 24 hs antes do exame.A sua utilização fica à critério médico.A refeição na véspera do exame deve ser leve e não conter quaisquer gordura. O paciente poderá ser submetido a dois tipos de procedimento:
Infusão contínua: consiste em injetar 30 gramas de ioglicamato de meglumina, nome comercialBiligrama®, por via endovenosa, de modo que a administração demore no mínimo 10 minutos.
Ou gota à gota: consiste em diluir 2 ampolas de 30 ml cada, fazendo um total de 60 gramas de ioglicamato de meglumina em 150 ml de soro fisiológico, corridos no mínimo em 60 minutos e no máximo em 120 minutos.
MÉTODO IMAGENOLOGICO:Normalmente são obtidas com tempos determinados, após iniciar o contraste com: - 30 minutos em projeção AP.
- 60 minutos
- 90 minutos
-120 minutos
-150 minutos
-180 minutos
- 240 minutos
- 300 minutos, até o encerramento, ou à critério médico.
NOTA: Nosexames realizados em pacientes colecistectomizados, é recomendado manter o paciente em D.D. durante todo o exame. (Método de Robert Wise). Observação: Pacientes com taxa de bilirrubina menor que 3 mg e maior que 5 mg não podem submeter-se a este tipo de exame, pacientes que fazem uso anticoncepcionais ou antibióticosterão as imagens prejudicadas. Atenção especial à possíveis reações ao meio de contraste no momento da chegada deste aos pulmões, onde ocorrerá a liberação de histamina.
Colangiografia Retrógrada Endoscópica (CRE)
Esta técnica é utilizada para a realização de estudo dos canais biliares e pancreáticos....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • TRatamento
  • tratamento
  • TRATAMENTO
  • Tratamento
  • tratamentos
  • tratamento
  • tratamento
  • Tratamento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!