Tratado de Maastricht

Páginas: 3 (596 palavras) Publicado: 16 de abril de 2014
Tratado de Maastricht


O Tratado de Maastricht foi assinado em 1992 e deu origem ao que hoje é a União Europeia.
Com a queda do Muro de Berlim e o fim da Guerra Fria o embate de décadas entre ocomunismo e o capitalismo praticamente chegou ao fim, resultando na vitória do capitalismo. O término do período de confronto ideológico que sucedeu a Segunda Guerra Mundial permitiu uma maioraproximação dos países integrantes do continente europeu como um todo, uma vez que durante a Guerra Fria o leste europeu agregava os países que faziam parte do bloco comunista e por isso eram barrados noocidente.
Desde a década de 1950 que países europeus começaram a se unir em blocos visando o crescimento integrado. Os primeiros blocos uniam poucos países, os quais se ligavam em tornode interesses muito específicos. Como a queda do comunismo proporcionou a adesão de novos países ao capitalismo e fez diversificar a riqueza econômica europeia, uma vez que os recursos naturais e as produçõestecnológicas se encontram espalhadas pelo continente, houve a abertura necessária para integrar a Europa em um único bloco e possibilitar o crescimento econômico de todos.
Em 7 de fevereiro de 1992, então,foi assinado na cidade holandesa de Maastricht um tratado que recebeu o mesmo nome da cidade, o Tratado de Maastricht. Este representou um marco na união da Europa fixando a integração econômica econsequente unificação política. O novo bloco que se formou no continente substituiu a anterior Comunidade Europeia por um grupo chamado União Europeia.
O tratado estabeleceu metas para facilitar acirculação das pessoas, dos produtos, dos serviços e do capital pelo continente com a finalidade de determinar a estabilidade política na Europa após tantos períodos conturbados. Para alcançar os objetivos,o tratado foi elaborado com vistas a englobar três pontos. O primeiro deles seria a abordagem de assuntos sociais e econômicos que permitissem o crescimento do bloco e desenvolvimento, tratando...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Tratado de Maastricht e tratado de Lisboa
  • Tratados de Roma e Maastricht
  • tratado
  • Tratado
  • tratado
  • Tratados
  • Tratado
  • Tratados

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!