Direito europeu

Páginas: 10 (2369 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2010
DIREITO EUROPEU

Quais os objectivos e resultados do Acto Único Europeu (AUE)? O que estava previsto e o resultado?

Na evolução da comunidades europeias, quanto á sua evolução jurídico-política Acto Único Europeu marca o designado período de sedimentação no processo de integração comunitário.
O AUE, assinado no Luxemburgo em 17 de Fevereiro de 1986 por nove Estados-Membros e, em 28 deFevereiro de 1986, pela Dinamarca, Itália e Grécia, constitui a primeira alteração de grande envergadura do Tratado que institui a Comunidade Económica Europeia (CEE). O AUE entrou em vigor em 1 de Julho de 1987.
Designa-se Acto Único Europeu porque com um único acto se procedeu à revisão de três tratados: CECA, EURATOM, CEE; e porque num único instrumento são tratadas as questões relativas àscomunidades europeias e à cooperação política europeia que até aqui corria à margem do quadro das comunidades.
O principal objectivo do AUE consiste no relançamento do processo de construção europeia com vista a concluir a realização do mercado interno. Esse objectivo afigurava-se dificilmente exequível com base nos tratados existentes, nomeadamente devido ao processo de tomada de decisão a nível doConselho, que requeria a unanimidade para se poder proceder à harmonização da legislação.
No preambulo do acto único são destacados os objectivos da revisão dos tratados, ou seja, "melhorar a situação económica e social, pelo aprofundamento das políticas comuns e pela prossecução de novos objectivos" e "garantir um melhor funcionamento das Comunidades".
Não tendo sido possível na ConferenciaIntergovernamental (CIG), que preparou o AUE, obter o consenso necessário á criação da União Europeia, introduz-se essa mesma ideia na base do AUE através do art. 1º, como realidade em vias de construção. Essa indicação irá revelar-se fundamental para os passos seguintes (tratado de Maastricht) e por fornecer o modelo de inserção e relação da EU a criar com as Comunidades.
São francamente aumentadasas matérias em que o Conselho passa a decidir por maioria qualificada, reduzindo-se o peso do voto unanimitário no processo decisório.
O AUE institui o Conselho Europeu, clarifica as disposições vigentes relativas aos poderes de execução ao prever, como regra geral, que o Conselho atribua à Comissão as competências de execução dos actos, AUE institui o procedimento de cooperação, que reforça aposição do Parlamento Europeu no diálogo interinstitucional e estabelece as bases que tornam possível a criação do Tribunal de Primeira Instância (TPI)
Um dos principais objectivos do Acto Único era eliminar as fronteiras internas técnicas e físicas, que se colocavam à livre circulação dos cidadãos e das mercadorias. Ao mesmo tempo, isentava de impostos as mercadorias em trânsito que tivessem sidoadquiridas noutros estados-membros. O AUE sublinha também a importância a dar à investigação e ao desenvolvimento tecnológico, à coesão económica e social e à melhoria das condições de trabalho.
O AUE permitiu a transformação do mercado comum num mercado único, em 1 de Janeiro de 1993. Mediante a criação de novas competências comunitárias e a reforma das instituições, o AUE preparou o terrenopara a integração política e para a União Económica e Monetária, posteriormente instituídas pelo Tratado de Maastricht ou Tratado da União Europeia. Quando o Acto Único Europeu (AUE) entrou em vigor, o título "Parlamento Europeu" (em uso pela Assembleia desde 1962) foi tornado oficial.

O Conselho Europeu estava previsto ou foi institucionalizado pelo Acto Único Europeu (AUE)?

Não previstonos tratados originários, a criação e afirmação do Conselho Europeu, manifestou-se sempre num plano exterior às Comunidades. Criado em 1974 por decisão da cimeira de Paris de Chefes de Estado ou de Governo da então CEE. A sua confirmação institucional, quer no Conselho Europeu de Estugarda, quer no AUE, foi feita fora do esquema orgânico das organizações comunitárias (art.º 2º AUE), sendo este...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Direito europeu
  • Direito europeu
  • Direito europeu
  • sistema europeu de direitos humanos
  • Direitos e deveres de um cidadão europeu
  • A influencia do direito europeu no brasil colonia
  • O direito da união europeia e o direito europeu dos direitos do homem – uma defesa do “triângulo judicial...
  • Teoria geral do direito constitucional comum europeu

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!