TRANSTORNO DO CICLO VIGILIA sono

570 palavras 3 páginas
TRANSTORNO DO CICLO VIGÍLIA-SONO NÃO ORGÂNICO

Conceito
O transtorno do ciclo vigília-sono devido a fatores não orgânicos é definido como uma perda de sincronia entre o ciclo vigília-sono do indivíduo e o ciclo vigília-sono socialmente estabelecido como normal. Resultando em queixas de insônia, interrupção precoce do sono ou de sonolência excessiva.

Categorias
O transtorno do ciclo vigília-sono relacionado ao trabalho é determinado pela jornada de trabalho à noite em regime fixo ou pela alternância de horários diurnos, vespertinos e/ou noturnos, em regime de revezamento de turnos.

Como é controlado o ciclo vigília-sono?
Ritmo circadiano: Dura cerca de 24 horas, no qual se baseia todo ciclo biológico do ser humano. Sincronizadores externos:
Luz;
Ruído;
Atividade física;
Refeições;
Socialização.
Fatores endógenos:
Temperatura corporal;
Melatonina.

Principais causas das alterações no ciclo vigília-sono
Tecnologia da informação;
Trabalho por Turnos
Viagens intercontinentais (jet-lag);
Refeições rápidas e fora de hora;
Maior ritmo de trabalho;
Aumento do stress;
Privação do sono.

Tratamento
São indicados ambientes de repouso intrajornadas que permitam aos trabalhadores em turnos a prática de cochilos durante as pausas. Em casos graves, recomenda-se a mudança dos horários de trabalho.

Condutas
• Sugere-se que o trabalhador evite o consumo de substâncias com cafeína em sua composição cerca de 6 horas antes de iniciar o período de sono.
• A prática de exercícios físicos regulares não exaustivos deve ser encorajada. Entretanto, esses não devem ser realizados em horários próximos ao início do sono.
• A ingestão de alimentos contendo altos teores de lipídios deve ser evitada, principalmente durante a madrugada.
• O início do sono diurno após o trabalho noturno deve ser, na medida do possível, postergado.
• Quanto menor for o número de horas entre o fim do sono e o início do trabalho, menor será a sonolência durante o trabalho noturno.
• O uso de

Relacionados