Transportes Atuais

Páginas: 8 (1927 palavras) Publicado: 10 de agosto de 2013
Ferroviário

Histórico:

A nossa primeira ferrovia foi construída pela Imperial Companhia de estradas de ferro, fundada pelo Visconde de Mauá, ligando o Porto de Mauá, na Baía de Guanabara, a Serra da Estrela, no caminho de Petrópolis. Tinha uma extensão de 14,5 km e bitola de i m (1854). Logo depois, outras surgiram no Nordeste, Recôncavo Baiano e, principalmente, em São Paulo, para servirà economia cafeeira, então em fraco desenvolvimento (Estrela do Café). Eram, em geral, construídas ou financiadas por capitais ingleses que visavam somente à satisfação de seus interesses comerciais, sem o mínimo de planejamento.  Entre 1870 e 1920, vivíamos uma verdadeira “Era das ferrovias”, sendo que o crescimento médio desta era dos 6.000 km por década. Após 1920, com o advento da era doautomóvel, as ferrovias entraram numa fase de estagnação, não tendo se recuperado até os dias atuais. Atualmente, o Brasil é um país pobre em ferrovias, e que estas se encontram irregularmente distribuídas pelo território, pois enquanto a Região Sudeste concentra quase metade (47%) as ferrovias do país, as Regiões Norte e Centro-oeste, juntas, concentram apenas 8%. 


Pontos Positivos:
- Econômicopara o transporte de mercadorias a médias e longas distâncias.
- Meio de transporte regular, confortável e seguro.
- Menos poluente e consome menos recursos reduzido impacto ambiental.
- Pequeno consumo de energia, por cada unidade transportada.
-Rápido, não tem congestionamentos.
-Fraca sinistralidade.
- Elevada capacidade de carga (mercadorias e passageiros).
- permite viagens rápidas(comboio de alta velocidade).

Pontos Negativos:
- Fraca flexibilidade – Limitações da rede - itinerários fixos, implicando o transbordo de passageiros e mercadorias.
- os elevados investimentos na construção e manutenção das linhas férreas. Este fato também explica que sejam os países desenvolvidos os que têm maior densidade de vias férreas.
-Elevados investimentos na manutenção e construçãodos equipamentos e de infraestruturas.





Aéreo:

Histórico:
O ano de 1927 é o marco da aviação comercial brasileira. A primeira empresa no Brasil a transportar passageiros foi a Condor Syndikat, no hidroavião "Atlântico", ainda com a matrícula alemã D-1012 que, em 1° de janeiro de 1927 transportou, do Rio de Janeiro para Florianópolis, o então Ministro da Viação e ObrasPúblicas, Vítor Konder. Em 1929, a New York-Rio-Buenos Aires Line (NYRBA) iniciava seus serviços aéreos e passou a ligar o Brasil a essas duas importantes cidades, tendo sido fundada no Brasil a NYRBA do Brasil S.A., com linha semanal entre Belém e Santos, e que se transformaria na Panair do Brasil, extinta em 1965. A extensão do país e a precariedade de outros meios de transporte fizeram com que a aviaçãocomercial tivesse uma expansão excepcional no Brasil. Em 1960, o país tinha a maior rede comercial do mundo em volume de tráfego depois dos Estados Unidos. Nos últimos anos, por conta de conjunturas internas e externas o transporte aéreo no Brasil sofreu grandes perdas e inversões de papéis entre as empresas do setor. No início dos anos 90, o mercado era dominado pela Varig, como a empresa-símbolo daaviação nacional. Ainda atuavam Vasp e Transbrasil como empresas de importância tanto no mercado doméstico quanto internacional. Entretanto, nos últimos anos, a TAM, antes um táxi aéreo sediado em Marília, SP, ganhou súbita importância na ligação Rio-São Paulo, especialmente pelo emprego de aeronaves a jato (Fokker 100) nessa rota, antes servida apenas pelos Lockheed Electra. Somado a isso surgiupela primeira vez no país o conceito de empresa Low Fare com a Gol, que empregando aeronaves mais modernas que a média das outras empresas, alcança hoje seu posto como segunda empresa do país. Outras empresas que surgiram recentemente e seguem um conceito similar são a BRA, a Azul e a WebJet.
Pontos positivos:
- usado particularmente com muita eficácia para transporte de amostras;
- ideal...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • TRABALHO DE FENOMENOS DE TRANSPORTE ATUAL
  • Panorama atual dos transportes no brasil
  • O Transporte P Blico Cresceu Muito Nos Dias Atuais
  • Os principais problemas atuais de modais de transporte no Brasil
  • Resenha transporte rodoviário de cargas no brasil mercado atual e próximas tendências
  • atual
  • Atual
  • A ERA ATUAL

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!