Transporte marítimo

Páginas: 31 (7582 palavras) Publicado: 9 de junho de 2011
Transporte Marítimo Internacional

1. Histórico
A navegação marítima nas épocas antiga, medieval e moderna, foi o mais importante meio de difusão comercial e cultural. Foi pelo mar que os portugueses descobriram novos mundos, que os vikings fizeram as suas conquistas e muito mais. A história do barco é tão antiga quase como a do homem, antes de trabalhar a pedra o homem descobre que um troncosuficientemente grande é capaz de fazê-lo flutuar, depois com o evoluir da civilização, quem sabe cem, mil ou cem mil anos depois vão aprendendo maneiras de mudar a forma desse tronco tornando-o mais estável e melhor, chegando mais tarde a barcos e caravelas Têm-se verificado inúmeras alterações nesta área desde a idade média, onde os navegadores mediam a altura do sol pela estrela polar usando oastrolábio até ao dia de hoje onde existem já avançadas tecnologias, como GPS ou Radar, e infra-estruturas avançadas, como os portos ou canais de transporte. Um dos canais naturais mais longos e importantes para a travessia entre os oceanos Atlântico e Pacifico é o Estreito de Magalhães, descoberto em 1520 por Fernão de Magalhães, mas com a evolução da indústria e exigências cada vez maiorespelo mercado foram necessárias infra-estruturas cada vez mais sofisticadas, por exemplo, os portos, como a construção de canais e diques para a uma mais rápida travessia de navios, um desses exemplos é o Canal do Panamá.
O Canal do Panamá é talvez dos canais de ligação entre oceanos mais importante, liga através de 82 km de extensão os oceanos Pacifico e Atlântico. Foi inaugurado a 15 de Agosto de1914 e representou um triunfo estratégico e militar importantíssimo para os Estados unidos, visto que serviu de apoio á primeira guerra mundial. Revolucionou ainda os padrões do transporte marítimo até então utilizados e serve agora como uma das principais ligações marítimas entre Nova York e Califórnia, antes feita pelo Estreito de Magalhães que era uma rota longa e perigosa.
Dentre os meios detransportes, o mais antigo é o transporte marítimo, pois é utilizado desde a Antiguidade. No entanto, seu incremento aconteceu efetivamente após o término da Primeira Grande Guerra, resultado de grandes inovações no campo tecnológico, as quais resultaram em significativas evoluções. Dentre as mudanças, podemos destacar a melhora em relação à capacidade de carga a ser transportada nos navios, alémda criação de embarcações específicas, especializadas no transporte de um determinado tipo de carga.
No mundo, cerca de 70% de todas as mercadorias que circulam são transportadas por meio de transporte marítimo. Tal fato é resultado da gigantesca capacidade de transporte de carga dos navios.
Na atualidade, os portos de maior destaque possuem uma moderna e grande infra-estrutura, que envolvemaquinários e centros de armazenagem. Roterdã (Holanda) abriga o porto de maior fluxo de mercadorias no mundo. É nele que as produções dos países que integram a União Européia são escoadas, servindo também como porta de entrada para produtos importados oriundos de outros continentes. Nos Estados Unidos, os portos de maior relevância são os de New Orleans e Nova York.
Os Estados Unidosconstruíram uma abertura no Canal do Panamá, empreendimento feito com o intuito de ligar o oceano Pacífico ao Atlântico. Desse modo, diminuiu-se a distância entre a costa ocidental e a Europa, evitando assim que as embarcações realizassem o contorno na América do Sul. Tal canal permaneceu no domínio norte-americano até 1997, quando passou a ser administrado pelo Panamá.
2. Organização MarítimaInternacional
Organização fundada em 1948 em Genebra, pelas Nações Unidas com o propósito de coordenar a segurança marítima internacional e práticas relativas. É uma agência especializada com 169 Estados Membros. Seu principal objetivo é desenvolver e manter um quadro de regulamentações para o transporte marítimo, incluindo a segurança, as preocupações ambientais, assuntos jurídicos, eficácia marítima....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Transportes maritimo
  • transporte maritimo
  • Transporte Marítimo
  • TRANSPORTES MARÍTIMOS
  • TRANSPORTE MARITIMO
  • Transporte maritimo
  • Transporte maritimo
  • Transporte maritimo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!