Transporte de produtos perigosos

Páginas: 33 (8020 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
1 - Introdução


Nos últimos anos, a expansão do setor petroquímico trouxe como conseqüência um aumento da produção, estocagem e também do transporte de produtos perigosos em todo o mundo. Por sua vez, de acordo com as suas propriedades químicas, tanto o armazenamento como o transporte de tais produtos são fontes geradoras de acidentes ambientais, em potencial.
Considerando omodal de transporte adotado no Brasil, é natural que a movimentação da produção dos setores químicos, petroquímico e de refino de petróleo, entre outros, seja feita na sua maioria por rodovias.
A regulamentação do transporte segue duas linhas: a econômica e a de segurança. A econômica afeta as decisões comerciais, enquanto a de segurança está relacionada com a mão-de-obra e condições detrabalho, manutenção de veículos, seguros e prevenção de acidentes. No que se refere aos produtos perigosos, a regulamentação do transporte é complexa, tendo diversas portarias e decretos, assim como a revisão dos mesmos, que tratam do assunto. As Nações Unidas recomendam uma revisão da legislação a cada dois anos, baseando-se na dinâmica das mudanças nas formulações e fabricação dos produtos.
Odesconhecimento da regulamentação e a falta de informações técnicas são problemas constantes no transporte de produtos perigosos.
Entende-se como produto perigoso àquele que pode causar danos à saúde e ao meio ambiente, mas que é necessário à vida moderna. Como exemplo, podemos citar os combustíveis, lubrificantes, defensivos agrícolas, cloro (para uso  de produtos de limpeza e tratamento deágua), tintas, vernizes, resinas, ácido sulfúrico. Os produtos perigosos são aqueles que se enquadram em uma das nove classes de material estabelecidas na resolução 420/04 da ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres.
Os cuidados com produtos perigosos envolvem a identificação das unidades de transporte, padrões de embalagem, estacionamento e rota de tráfego dos veículos e tanquesde armazenagem. O produto perigoso deverá ser acondicionado de forma a suportar os riscos de carregamento, transporte, descarregamento e transbordo, sendo o expedidor responsável pela adequação do acondicionamento segundo especificações do fabricante.
Apesar de poderem ocorrer em qualquer etapa dos processos industriais que envolvem produtos perigosos (desde a produção até a sua utilizaçãofinal), os acidentes envolvendo esses tipos de produtos acabam concentrando seu principal risco na fase do transporte, em função do envolvimento de variáveis que podem fugir ao controle em um processo de Análise de Risco, onde situações de emergência podem ser desencadeadas em qualquer dia, hora ou em qualquer ponto do caminho de deslocamento destes produtos.
Na atividade de transporte deprodutos perigosos, temos a participação dos seguintes integrantes, cada qual com a sua responsabilidade: o fabricante, o expedidor, e o transportador.
O fabricante deve fornecer ao expedidor informações relativas aos cuidados a serem tomados no transporte e manuseio do produto e quanto ao preenchimento da ficha de emergência. O fabricante deve ainda elaborar especificações para oacondicionamento do produto e o conjunto de equipamentos para emergências. As responsabilidades no momento do embarque dos produtos são do expedidor e do transportador.
O expedidor deverá exigir que o condutor do veículo possua as qualificações e habilitações previstas na legislação de trânsito, assim como tenha treinamento específico para o transporte desse produto, de acordo com as instruções doConselho Nacional de Trânsito (CONTRAN). O credenciamento é efetuado após a realização do curso de Movimentação de Produtos Perigosos (MOPP) ou CCVTPP – Curso para Condutores de Veículos de Transporte de Produtos Perigosos, no qual o profissional recebe instruções sobre a lei vigente a respeito do transporte de produtos perigosos, suas inovações, as infrações e penalidades no descumprimento das...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Segurança com transportes de produtos perigosos
  • Transporte rodoviário de produtos perigosos
  • Transporte de produtos perigosos
  • Transporte de Produtos perigosos
  • transporte e armazenagem de produtos perigosos
  • Transporte de produtos perigosos
  • TRANSPORTE DE PRODUTOS PERIGOSOS
  • Transporte de produtos perigosos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!