transmisão dos caracteres heriditarios

1440 palavras 6 páginas
INTRODUÇÃO
O catalisador é uma substância que acelera a velocidade de uma reacção, sem ser consumido, durante o processo.
Catalisadores têm amplo emprego na indústria, por exemplo no processo de fabricação de ácidos (como ácido sulfúrico e ácido nítrico), hidrogenação de óleos e de derivados do petróleo. Todos os organismos vivos dependem de catalisadores complexos chamados enzimas que regulam as reacções bioquímicas. Catalisadores sintéticos comerciais são extremamente importantes. Aproximadamente um terço de todo material do produto nacional bruto dos Estados Unidos, por exemplo, envolve um processo catalítico em alguma etapa entre a matéria-prima e os produtos acabados.

DESENVOLVIMENTO
Histórico do catalisador
Os catalisadores têm sido utilizados pelo ser humano por mais de 2000 anos. Os primeiros usos mencionados de catalisadores foram a produção do vinho, queijo e pão. Descobriu-se que era sempre necessário adicionar uma pequena quantidade da batelada anterior para fazer a nova batelada.
Todavia, foi somente em 1835 que Berzelius começou a reunir as observações de antigos químicos sugerindo que pequenas quantidades de uma origem externa poderiam afectar grandemente o curso de reacções químicas. Esta força misteriosa atribuída à substância foi chamada catalítica. Em 1894, Oswald expandiu a explicação de Berzelius ao afirmar que catalisadores eram substâncias que aceleravam a velocidade de reacções químicas sem serem consumidas.
Em mais de 150 anos desde o trabalho de Berzelius, os catalisadores têm desempenhado um importante papel económico no mercado mundial.
Jöns Jacob Berzelius, mais conhecido como Jacob Berzelius (Väfversunda, Östergötland, 20 de Agosto de 1779 — Estocolmo, 7 de Agosto de 1848), foi um químico sueco.
Foi um dos fundadores da química moderna, formulando alguns dos seus conceitos fundamentais. Estudou medicina na Universidade de Uppsala e foi professor de medicina, farmácia e botânica no

Relacionados