transmissao

Páginas: 16 (3998 palavras) Publicado: 30 de junho de 2014
Afinal de contas, o que é o Debian?
O Projeto Debian é uma associação de indivíduos que têm como causa comum criar um sistema operacional livre. O sistema operacional que criamos é chamado Debian GNU/Linux, ou simplesmente Debian.
Um sistema operacional é o conjunto de programas básicos e utilitários que fazem seu computador funcionar. No núcleo do sistema operacional está o kernel. O kernel éo programa mais fundamental no computador e faz todas as operações mais básicas, permitindo que você execute outros programas.
Os sistemas Debian atualmente usam o kernel Linux. O Linux é uma peça de software criada inicialmente por Linus Torvalds com a ajuda de milhares de programadores espalhados por todo o mundo.
No entanto, há trabalho em andamento para fornecer o Debian com outros kernels,primeiramente com o Hurd. O Hurd é um conjunto de servidores que rodam no topo de um micro kernel (como o Mach), os quais implementam diferentes características. O Hurd é software livre produzido pelo projeto GNU.
Uma grande parte das ferramentas básicas que formam o sistema operacional são originadas do projeto GNU; daí os nomes: GNU/Linux e GNU/Hurd. Essas ferramentas também são ferramentaslivres.
Claro que o que todos queremos são aplicativos: programas que nos ajudam a conseguir fazer o que desejamos fazer, desde edição de documentos até a administração de negócios, passando por jogos e desenvolvimento de mais software. O Debian vem com mais de 37500 pacotes (softwares pré-compilados e empacotados em um formato amigável, o que faz com que sejam de fácil instalação em sua máquina) —todos eles são livres.
É mais ou menos como uma torre: Na base dela está o kernel. Sobre ele todas as ferramentas básicas e acima estão todos os outros softwares que você executa em seu computador. No topo da torre está o Debian — organizando e arrumando cuidadosamente as coisas, de modo que tudo funcione bem quando todos esses componentes trabalham em conjunto.
É tudo realmente livre?
Vocêdeve estar pensando: porque as pessoas gastam tantas horas de seu tempo para escrever software, empacotá-lo cuidadosamente e então dá-lo? As respostas são tão variadas como as pessoas que contribuem. Algumas pessoas o fazem porque gostam de ajudar outras pessoas. Muitos escrevem programas para aprender mais sobre computadores. Mais e mais pessoas estão procurando maneiras de evitar o preço infladodo software comercial. Uma grande multidão contribui como agradecimento por todo o bom software livre que receberam dos outros. Muitos na universidade criam softwares para fazer com que os resultados de suas pesquisas tenham um maior e melhor uso. Empresas ajudam a manter o software livre para que possam ter uma palavra em como ele se desenvolve -- não há maneira mais rápida de conseguir umacaracterística do que desenvolvê-la você mesmo. Claro que vários de nós apenas acham isso muito legal!
O Debian é tão compromissado com o software livre que decidimos que seria útil que esse compromisso fosse formalizado em um documento escrito. Assim, nosso Contrato Social nasceu.
Apesar do Debian acreditar no software livre, há casos em que as pessoas querem ou precisam colocar software não-livre emsuas máquinas. Sempre que possível, o Debian suportará esses usuários. Há ainda um número crescente de pacotes cujo único trabalho é instalar software não-livre em sistemas Debian.
Livre? Mas os CDs ou a banda de rede custam dinheiro.
Você pode estar perguntando: Se o software é livre (free, em inglês, também significa 'grátis') então por que eu tenho que pagar a um vendedor por um CD ou a umservidor de Internet pela conexão para fazer o download do mesmo?
Quando você compra um CD, está pagando pelo tempo de alguém, pelo investimento para criar os discos e pelo risco (no caso de todos os CDs não serem vendidos). Em outras palavras, você está pagando por uma mídia física usada para entregar o software, não pelo software em si.
Quando usamos a palavra "free", estamos nos referindo a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • de transmissão
  • Transmissão
  • Transmissão
  • Transmissao
  • Transmissão
  • transmissão
  • Transmissão
  • Transmissão

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!