TRANSISTOR

Páginas: 5 (1106 palavras) Publicado: 6 de novembro de 2013

CFTB – CENTRO DE FORMAÇÃO TÉNICA DABAHIA
TÈCNICO EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL



SANDRA FREITAS DA SILVA




TRANSISTOR







ALAGOINHAS - BA
2013


SANDRA FREITAS DA SILVA






TRANSISTOR



Trabalho apresentado ao Professor Vicente da disciplina Eletrônica Digital do Curso de Automação, Turma 2013 .1






ALAGOINHAS - BA
2013

Sumário

1. Introdução2. História do Transistor
3. O que é um Transistor?
4. Funcionamento
5. Conclusão
6. Bibliografia













Introdução


Esse trabalho tem o objetivo explanar a funcionalidade dos transistores que são dispositivos feitos a partir de diferentes tipos de semicondutores. Quando uma voltagem e uma corrente são aplicados a uma das pontas, ele pode controlar apassagem de corrente para o outro lado. 












História

Tudo começou no tempo em que eram utilizadas válvulas nos computadores. O foco das pesquisas da época era justamente o aperfeiçoamento e redução do tamanho das válvulas, além do aumento de sua eficiência, pois elas consumiam muita energia.
Portanto era necessário que as válvulasfossem substituídas por um novo componente menor e mais barato. As pesquisas militares começavam a ficar cada vez mais complexas e demandavam que os computadores tivessem seu tamanho reduzido e pudessem trabalhar em frequências maiores. As válvulas não eram capazes disso, levando os cientistas a procurarem outros componentes.
Em novembro de 1947, os cientistas do laboratório da BellTelephone descobriram o transistor, apesar de suas pesquisas tentarem ir para outra direção. Eles verificaram que quando aplicada certa tensão a um dos terminais do componente, o sinal que saía no outro terminal era amplificado. Sendo assim, o transistor se tornou o responsável pela amplificação de sinal, além de servir como um controlador que interrompe ou libera a passagem de corrente elétrica.Transistores
Transistor (transference resistor) é um componente constituído de uma pastilha monocristalina de material semicondutor (Germânio ou Silício) com regiões dopadas com impurezas do tipo N e do Tipo P. Os transistores dependendo do fim a que se destina, pode funcionar como:
a) Amplificador de corrente;
b) Amplificador de sinal;
c) Chaveeletrônica..
Tradicionalmente os transistores se dividem em dois grupos: a saber:
1. Bipolares;
2. .Unipolares ou de efeito de campo.
Bipolares – são aqueles formados por três (3) regiões semicondutoras de polaridades.


.As regiões recebem os nomes de:

Emissor (E) -
Base (B),
Coletor (C). 

Base- é a parte que controla a passagem da corrente;quando abase está energizada, há passagem de corrente do emissor para o coletor, quando não há sinal não existe essa condução. A base esquematicamente é o centro do transistor.
Coletor é uma das extremidades do transistor;é nele que “entra” a corrente a ser controlada. A relação existente entre o coletor e a base é um parâmetro ou propriedade do transistor conhecido como β (beta) e é diferente em cadamodelo de transistor.
Emissor- é a outra extremidade; por onde sai a corrente que foi controlada.
Funcionamento

Todo transistor possui três terminais, que são as “perninhas”. Um dos terminais recebe a tensão elétrica e o outro envia o sinal amplificado. O terminal do meio é o responsável pelo controle desse processo, pois a corrente elétrica entra e sai pelos outros doisterminais somente quando é aplicada tensão elétrica ao terminal do meio.
Para simplificar, podemos pensar no transistor como uma torneira. O lado do cano que vem da rua é o terminal de entrada e o lado de onde sai a água é o terminal de saída. Quando você abre ou fecha a torneira, sua mão atua como o terminal do meio. Quanto mais você girar a torneira, mais água passará.
 ...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Transistores
  • Transistores
  • Transistor
  • transistores
  • Transistores
  • TRANSISTORES
  • Transistor
  • TRANSISTORES

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!